home Blogs Paulo Lopes
Voltar
08/07/14
Planejamento e controle na gestão dos negócios
A missão mais difícil de um empresário não é conquistar o mercado, como muitos podem pensar. Na verdade a verdadeira missão é permanecer na atividade. Suscetíveis a diversos fatores mutáveis que precisam ser enfrentados, tais como situação econômica do país, a concorrência, a gestão de pessoas e outros pontos passíveis de análise, os gestores precisam estar preparados para definir o que deve ser feito e como fazê-lo.

Logo, um ponto importante da gestão é conhecer com clareza seus próprios resultados e, para tal, é fundamental possuir ferramentas de gestão eficazes que ajudem o executivo na tomada de decisões.

Inicialmente, a mais importante de todas é o planejamento estratégico, pois esta ferramenta gerencial irá possibilitar para os empresários e executivos uma melhor clareza na direção estratégica dos negócios.

Na formulação do planejamento estratégico devemos analisar e responder eficientemente as seguintes perguntas estratégicas. 

1. O que queremos ser? (visão de futuro)
2. O que somos? (nosso negócio e nossa missão)
3. Onde estamos? (diagnóstico do ambiente interno e externo)
4. Em que acreditamos? (nossos valores)
5. Para onde vamos? (objetivos e longo prazo)
6. Como vamos?  (estratégias)
7. Como estou indo? (análise de indicadores de resultados)
8. Como posso melhorar? (linhas de ação)

Para que possamos controlar os objetivos, metas, planos e projetos definidos pelo planejamento estratégico, é indispensável que seja implantada nas organizações a área de controladoria. Na realidade não é a implantação isolada da contabilidade como muitos enxergam.

De fato, o que é importante é dispor de um sistema de informações gerenciais, que permita com agilidade e confiabilidade realizar análises e definir estratégias para tomada de decisões eficazes.

Estes sistemas de informações gerenciais exigem que as empresas adotem algumas práticas de gestão que lhe permitam assegurar melhor governança dos seus negócios. As principais práticas que julgamos fundamentais são: orçamento empresarial, gestão de custos, planejamento financeiro e planejamento estratégico.

O orçamento empresarial tem como objetivo alinhar a estratégia da empresa ao desempenho operacional. É um trabalho que contempla a análise de toda a estrutura da empresa na busca da geração de resultados. É uma das ferramentas vitais no gerenciamento de empresas.

A gestão de custos é uma atividade vital para a fixação de preços dos produtos e/ou serviços. É necessário conhecer todos os processos envolvidos na fabricação do seu produto e/ou na realização de serviços. Sem essa preocupação fica difícil uma melhor apuração dos custos da empresa, o que pode contribuir para levar ao prejuízo um projeto empresarial. O planejamento financeiro conta com a valiosa ferramenta denominada de fluxo de caixa. Esta ferramenta permite que o gestor avalie a geração de caixa e a necessidade de captação e ou aplicações de recursos no mercado financeiro. Um fluxo de caixa bem estruturado pode fornecer respostas para todas as dúvidas da administração de um negócio. De onde veio e para onde foi o dinheiro? Os produtos e/ou serviço geram resultados? Onde gastamos mais? Que produto ou serviço terá mais resultado? Dentro do planejamento estratégico, o fluxo de caixa é uma das principais ferramentas e, por isso, merece muito foco nesta atividade.

Contudo, não adianta ter todos estes controles se não souber interpretar os dados gerados. Vale ressaltar que os relatórios gerenciais bem elaborados são de extrema importância para que o gestor saiba a verdadeira situação da sua empresa. 

Por tudo isso, “planejar e controlar” é a chave mestra de qualquer negócio de sucesso”, e que precisa ser fixada como prioridade na gestão dos negócios.

*Artigo publicado na edição 25 da revista Diagnóstico.
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Paulo Lopes é Mestre em Administração, Sócio-Diretor da Organiza Consultoria de Gestão Empresarial e da Paulo Lopes Desenvolvimento Pessoal e Empresarial Ltda., Headhunter, Consultor, Coach e Palestrante.

PUBLICIDADE

Blogs

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.