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09/11/15
Planejamento e gestão: receita para a crise
Em tempos de instabilidade econômica e política como a que atualmente vivemos, vem à tona o planejamento estratégico e o modelo de gestão como elementos-chave na consistência e no processo decisório em empresas de diferentes setores econômicos. A incapacidade de equilibrar a tensão entre as estratégias e as opiniões é generalizada no meio empresarial.  Nesse  contexto, as  empresas  precisam  ser  administradas  de  forma  efetivamente  empresarial, com estabelecimento  de  estratégias que, interligadas com os diferentes status operacionais, favoreçam as mensurações mais eficazes dos resultados, organizando ações gerenciais para que  ocorra  uma  melhor  comunicação  interna,  focando o aumento da produção, da produtividade e da lucratividade. 

Todos nós sabemos que a gestão empresarial é a espinha dorsal de qualquer organização que busca sua sobrevivência, crescimento e perpetuação. Hoje, os investidores não avaliam somente os ativos das empresas e seu market share e Ebitda, mas principalmente a sua equipe de gestão. 

Logo, é necessário estabelecer um modelo de gestão com foco no processo de tomada de decisões e nas principais ferramentas necessárias para uma efetiva gestão, que é o tradicional e negligenciado planejamento, organização, execução e controle das organizações.

Entende-se como modelo de gestão um conjunto de princípios e metas de como a organização deve  ser  administrada, assegurando  que  os  objetivos  serão  alcançados, e  os  riscos, minimizados, tendo em vista a sua eficácia (fazer a coisa certa) e a eficiência (fazer certo as coisas). 

A partir do modelo de gestão, é fundamental o direcionamento para quatro áreas-chave para obtenção do lucro:

1 - Planejamento empresarial
O processo  de  planejamento empresarial é muito mais importante do que seu  produto final, que normalmente são os objetivos, indicadores, metas, planos e orçamento. Se não for respeitada essa hierarquia, têm-se planos inadequados para a organização, bem como uma resistência e descrédito efetivos para sua implementação.

2 - Indicadores de performance
Os  indicadores  ou  índices  de  performance  nos  permitem  avaliar  até  que  ponto  as atividades  e  ações  deveriam  estar  sendo  desenvolvidas  na  organização,  se  estão progredindo, sendo concluídas, ou ainda merecendo  foco  e  a  atenção da equipe. 

Os indicadores precisam ser derivados da estratégia e objetivos da organização.

3 - Custo padrão
É fundamental para qualquer organização a fixação do custo de produção tanto para produtos como para serviços, pois tem importância especial para tomada de decisões. 
O custo padrão é um custo predeterminado, calculado a partir de processos padronizados. Também é uma ferramenta-chave para a performance da organização.

4 - Programa de redução de desperdício
É fundamental criar uma cultura de redução de desperdício, pois focar na redução de custos pode ser algo passageiro. É preciso criar e implantar uma cultura organizacional que objetive a lucratividade e a rentabilidade. Para isso, é fundamental focar em gestão de pessoas, materiais, máquinas e equipamentos, tempo, energia, espaço  físico e dinheiro. 

Uma ferramenta-chave é a adoção de uma eficaz gestão orçamentária. A crise de gestão pode ser revertida com a formação de uma equipe gerencial com novas  pessoas trazendo  novos  modelos  gerencias, integrando  novos  conhecimentos junto aos gestores mais experientes da organização. 

As crescentes exigências do mercado reunidas às pressões exercidas dentro da cadeia de  cada  setor  econômico  exigirão  tomadas  de  decisões  com  maior  capacidade, aumento  de  eficácia  gerencial  e  na  verdade  integração  entre  o  planejamento  e o controle.

Paulo Lopes
Paulo Lopes
Paulo Lopes é Mestre em Administração, Sócio-Diretor da Organiza Consultoria de Gestão Empresarial e da Paulo Lopes Desenvolvimento Pessoal e Empresarial Ltda., Headhunter, Consultor, Coach e Palestrante.

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