home notícias Carreira
Voltar Voltar
22/03/12
10,5% das cadeiras nos conselhos são ocupadas por mulheres
Estudo mostra também que o número de mulheres nos cargos executivos das companhias caiu 0,2 ponto percentual na comparação com o ano passado
Da redação

Uma pesquisa realizada pela GMI Ratings mostra que uma em cada dez cadeiras de conselhos de administração das companhias em todo o mundo é ocupada por mulheres. Elas representam 10,5% das cadeiras nos conselhos, 0,7 ponto percentual a mais na comparação com a última pesquisa. No Brasil, apenas 4,5% das cadeiras nos conselhos de administração são ocupadas por pessoas do sexo feminino, boa parte membros das famílias que controlam as companhias. As informações são do Portal Exame.

 

O estudo mostra também que o número de mulheres nos cargos executivos das companhias caiu 0,2 ponto percentual na comparação com o ano passado, totalizando 39,8%. Apesar disso, nos países desenvolvidos, 63,3% das empresas possuem pelo menos uma mulher no cargo de diretora e 10,5% têm mais de três executivas do sexo feminino. Já nos países emergentes, 44,3% das companhias têm mulheres em cargos da diretoria e 6,3% mais de três diretoras mulheres.

 

Um dos autores do levantamento, Kimberly Gladman afirma que alguns países estão criando exigências legais com relação a essa questão. "No passado ano, a França viu aumentar o número de diretores do sexo feminino devido a uma exigência legal. A Austrália também obteve ganhos significativos. Já nos Estados Unidos, o progresso ainda é lento", disse Gladman, em nota.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.