home notícias Carreira
Voltar Voltar
30/05/12
Achar pessoal qualificado é problema para 71% das empresas
No Brasil, a taxa da dificuldade para encontrar profissionais com capacitação aumentou 14 pontos percentuais
Da redação

O Brasil é o segundo país do mundo onde as empresas mais enfrentam dificuldade para encontrar profissionais qualificados. Um estudo mostrou que 71% dos brasileiros dizem encontrar dificuldade para encontrar o profissional adequado para suas vagas abertas. As informações são do jornal "Valor Econômico".



A média global para essa dificuldade foi de 34%, bem abaixo da média nacional. O estudo da ManpowerGroup ouviu 38 mil pessoas de 41 países. A taxa brasileira aumentou 14 pontos percentuais em relação a 2011.



A falta de competência técnica é apontada por 56% dos entrevistados como a principal dificuldade. Em seguida vem a falta de experiência, que é um problema para 40% das pessoas ouvidas na pesquisa.



No Brasil, a estratégia mais empregada pelas empresas para responder à necessidade de talentos mais específicos é a promoção de treinamento e desenvolvimento da equipe – 46% das empresas apostam em iniciativas do tipo, enquanto no mundo a média é de 25%.
As empresas consideram que a falta de profissionais qualificados pode impactar no negócio, com 59% acreditando nessa perspectiva.



“A falta de talento é endêmica, mas os empregadores estão se acostumando a fazer mais com menos e estão deixando para contratar apenas quando encontram as habilidades específicas que precisam”, explica Jeffrey Joerres, CEO do ManpowerGroup.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.