home notícias Carreira
Voltar Voltar
11/04/12
Falta de profissionais qualificados afeta negócios em todo o mundo
Executivos dizem que já perderam oportunidades de negócios por falta de profissionais com as habilidades compatíveis
Da redação

A dificuldade de encontrar profissionais qualificados e a guerra por talentos tem atrapalhado negócios em todo o mundo. A constatação é de uma pesquisa global da PwC com 1.300 CEOs de 60 países. As informações são do jornal "Valor Econômico".



Nos últimos 12 meses, 29% dos presidentes de companhias consultados dizem que não conseguiram aproveitar uma oportunidade de negócio por falta de profissionais com as habilidades compatíveis.



Cerca de 1/4 dos entrevistados admite ter cancelado ou atrasado uma estratégia-chave pelo mesmo motivo e 21% dizem que os padrões de qualidade dos negócios diminuíram como consequência do problema.



Os desafios existem tanto no país de origem das empresas quanto em subsidiárias no exterior – o mesmo número de CEOs, 24%, diz não ter conseguido alcançar as metas de crescimento nos mercados estrangeiros e no país-sede da empresa.



Outro problema é que as empresas, além das perdas de produtividade, também estão gastando mais do que o esperado com despesas relacionadas à busca por talentos, opinião de 43% dos entrevistados.



Os executivos estão preocupados ainda com o desenvolvimento dos próprios funcionários, com 78% dizendo que estão investindo diretamente em treinamento e desenvolvimento de talentos. Outros 67% dos entrevistados pretendem encontrar os próximos líderes dentro das próprias companhias.



CEOs de multinacionais também dão preferência a talentos locais para liderar os negócios em novos mercados. Apesar de atualmente 29% dos executivos serem transferidos da sede da empresa para subsidiárias, os CEOs dizem que, em situações ideais, esse número não passaria de 18%. A grande maioria (70%) tem planos de recrutar um talento local quando a necessidade surgir.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.