home notícias Carreira
Voltar Voltar
27/01/12
Ambição exagerada pode ser prejudicial aos profissionais
Individualismo, usurpação de resultados e agressividade são exemplos de ações que devem ser evitadas pelo profissional
Da redação

Ambição e proatividade são itens importantes para o sucesso na carreira. No entanto, especialistas explicam que deve haver limites para que as demonstrações destes valores de forma exagerada não se tornem obstáculos para um profissional. As informações são do Portal Exame.

 

“Há empresas em que o profissional é treinado para ser o mais competitivo possível, mas esse tipo de cultura tem um preço: as equipes se desmancham, o clima fica pesado e o trato social fica de lado”, explica Bernardo Entschev, CEO da De Bernt Entschev Human Capital, empresa de consultoria para o mercado corporativo. A ética deve ser o limite para que a ambição não se torne um combustível para gerar discórdia.

 

Segundo especialistas, as ações podem até passar despercebidas, mas com o passar do tempo, atitudes como o individualismo exacerbado podem não ser sustentáveis por parte dos colegas em longo prazo. A não valorização da contribuição de pares ou subordinados pode significar um gosto por colecionar o crédito de um trabalho sozinho. Entretanto, especialistas alertam que o não cumprimento de uma tarefa que deveria ser compartilhada é considerado uma falha.

 

A omissão de informações e a usurpação de créditos podem contribuir para o isolamento deste profissional. “As pessoas emocionalmente estruturadas começam a se proteger desse indivíduo que não preza a ética e o trabalho em equipe”, afirma a sócia-diretora da Resch Recursos Humanos, empresa de recrutamento, Jaqueline Resch.

 

“Uma coisa é querer resultados agressivos, outra é ser agressivo”, comenta Entschev. Gritar, esmurrar a mesa e perder o controle quando as coisas saem do controle não são boas atitudes para o ambiente corporativo. Este tipo de comportamento acaba espalhando tensão no local de trabalho e demonstra que o profissional precisa de ajuda.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.