home notícias Carreira
Voltar Voltar
16/09/16
Brasil terá filial da Sociedade de Médicos Empreendedores – SoPE
Entidade foi apresentada pelo seu presidente Arlen Meyers, em palestra no Médicos S/A
da Redação

A estadunidense SoPE (Society of Physician Entrepreneurs) terá uma filial no Brasil, a primeira da América Latina. O anúncio foi feito durante o Fórum Médicos S/A, pelo presidente da Sociedade, o médico otorrinolaringologista, consultor e empresário Arlen Meyers, em palestra na manhã desta quinta-feira (15), no Auditório Steffi e Max Perlman do Insper, em São Paulo.
 
“É preciso estimular o empreendedorismo na saúde também no Brasil, facilitando e fomentando o empreendedorismo médico local”, discursou Meyers, sobre o papel que a SoPE Brasil exercerá no mercado local. Na ocasião, ele apresentou oficialmente o chapter leader da filial brasileira, o anestesiologista e empreendedor Marco Delazzo, que mediou a palestra do gestor norte-americano.
 
“A SoPE Brasil nasce com intuito de promover o networking entre os diferentes tipos de profissionais que atuam no mercado da saúde nacional, servindo como rede de apoio para uma maior estruturação do segmento e sua completa profissionalização”, explica Delazzo, que se diz entusiasmado com os resultados do trabalho desenvolvido pela entidade nos EUA e demais países onde a entidade possui filial – Turquia, China e Emirados Árabes.
 
Italiano residente no Brasil há dez anos, Delazzo vive em Salvador, na Bahia, e é sócio-fundador da Clínica Baiana de Controle da Dor. “Conheci o trabalho desenvolvido pela entidade nos países onde atua e logo entendi que aquele era um modelo que poderia ser replicado no mercado brasileiro”, afirma.
 
O empresário Reinaldo Braga, idealizador do Médicos S/A, será o chapter manager da Sociedade no Brasil. Braga é criador do Movimento pela Ética na Saúde, deflagrado em março de 2014, que deu origem ao evento Hospitais Compliance – mais importante fórum de compliance da saúde brasileira.
 
Especialista em Comunicação e Direito, Filipe Sousa assume a função de chapter administrator. Português radicado em Salvador, tem passagem pela SIC de Televisão, uma das principais em Portugal, e pela gigante da economia portuguesa EDP – Energia de Portugal.
 
A SoPE é uma organização global sem fins lucrativos, criada nos EUA em 2011, com a missão de ajudar os associados a concretizar ideias inovadoras no mercado da saúde.
 
Perfil empreendedor – Como o profissional de medicina pode se preparar para os desafios e oportunidades da ciência – biotecnologia, neurociência, genética, entre outros – atrelados à carreira? O primeiro passo é começar pequeno, investindo no próprio projeto de forma segura e buscando a inovação, como explicou Arlen Meyers, durante a palestra “Bioempreendedorismo e Empreendedorismo Médico”, no Médicos S/A.
 
Segundo Meyers, que também é professor de Otorrinolaringologia, Medicina Dentária e Engenharia na Universidade do Colorado, em Denver, a visão de mundo do médico pode ser determinante.
 
“Você precisa aprender a enxergar oportunidades em situações que parecem problemas”, ensina o gestor, em referência ao atual cenário de crise econômica que vive o Brasil.
Meyers também defende que o quesito vocacional influencia. “Poucos são os médicos com uma mente empreendedora e quase nenhum tem uma formação voltada para os negócios”, afirma o médico.
 
A mente empreendedora, diz Arlen, está sempre inclinada à inovação, mas não é suficiente para o sucesso do negócio. É preciso ser persistente, segundo o gestor, e tentar até acertar. “Médicos têm medo de não possuírem as qualidades necessárias para criar o próprio futuro. Mas vocês precisam criar o próprio futuro, porque o estereótipo do médico que trabalha muito, atendendo muitos pacientes por muitos anos, e é rico não existe”, alerta Meyers.
 
“E como empreender para um público com baixo poder aquisitivo, sem muitos recursos, em clínicas populares?”, surge a pergunta do público, ao que Meyers responde “você precisa começar de algum lugar, começando pequeno, com foco”.
 
Em 2011, Arlen Meyers foi eleito um dos 50 Executivos de Saúde mais Influentes do Ano pela revista norte-americana Modern Healthcare. Editor-chefe de Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica Facial na publicação eMedicine.com, fundou empresas de biociência e healthcare. É membro da comissão para Ciência e Tecnologia do Governador do Colorado e Co-Chairman do Conselho de Telesaúde do Gabinete do Governador do Colorado para Inovação e Tecnologia. Além da Sope, fundou também a Medvoy, um facilitador de turismo médico. Diretor executivo da Aliança para Bioengenharia do Colorado, recebeu diversas distinções enquanto médico, pesquisador, educador, professor e empreendedor. É autor de mais 300 artigos e capítulos e está envolvido no desenvolvimento de diversos aparelhos médicos.
 
Maior evento voltado para finanças, gestão e empreendedorismo médico do Brasil, o Fórum Médicos S/A é uma realização do Grupo Criarmed. O evento vai até sexta-feira (16), e tem na programação debates e palestras com importantes nomes da saúde internacional e brasileira. Com um público formado por cerca de 250 profissionais atuantes no mercado da saúde, o encontro tem o apoio do Insper, SoPe, CFM e Sebrae-SP, entre outras sociedades e associações do segmento médico-hospitalar. Patrocinaram a iniciativa a plataforma Sucesso Médico, MV, Vitta e Cristália.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.