home notícias Carreira
Voltar Voltar
12/02/16
Brasileiros ocuparam todas as vagas disponibilizadas no Mais Médicos
Ao todo, 12.791 médicos disputaram 1.173 vagas distribuídas em 649 municípios. Profissionais precisam se apresentar até a próxima terça (16) para ter o nome incluído no sistema
Da redação

Todas as vagas disponibilizadas pelo Programa Mais Médicos na primeira chamada do edital atual foram preenchidas por médicos brasileiros e com CRMs válidos no País. Ao todo, 12.791 médicos disputaram 1.173 vagas distribuidas em 649 municípios. Para ter o nome incluído no sistema, os profissionais que foram selecionados deverão se apresentar às prefeituras entre os dias 11 e 16 de fevereiro. Com informações do Portal Brasil e Ministério da Saúde.

Caso o profissional selecionado na primeira chamada não compareçam aos municípios para confirmar a participação, haverá uma segunda chamada no dia 19 de fevereiro, quando as vagas serão ofertadas novamente para brasileiros com registro do País.

De acordo com Hêider Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, o resultado representa a aprovação por parte dos médicos brasileiros e a consolidação do Programa. “É mais uma mostra de que o Programa além de ser bem avaliado pela população e pelos médicos que participam dele, também é cada vez mais procurado pelos médicos brasileiros", disse.

A nota média dada ao Programa por médicos foi 9,1, e cerca de 81% dos profissionais disseram que indicariam a experiência a um colega de profissão, aponta Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A classificação seguiu as mesmas regras adotadas nos editais anteriores: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; ter experiência comprovada em Estratégia de Saúde da Família; ou ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena) ou do VER-SUS. 

Viver perto do município desejado, o ano de nascimento e a idade mais avançada são considerados critérios de desempate. Os mesmos critérios serão aplicados na segunda chamada.

Permanência - Alguns profissionais que já atuam no Mais Médicos e outros que vão encerrar as atividades neste mês manifestaram interesse em permanecer nos municípios, o que dá direito a uma bonificação nas provas de residência médica. Dos 2.246 profissionais aptos a utilizar o bônus, 1.266, ou 56%, decidiram permanecer na mesma vaga por mais três anos.

Na primeira chamada de 2015, última ampliação realizada, médicos com CRM Brasil ou brasileiros graduados no exterior preencheram todas as 4.139 vagas ofertadas. 

Com a expansão, hoje o Mais Médicos leva assistência a cerca de 63 milhões de pessoas. São 18.240 vagas autorizadas em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei).

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.