home notícias Carreira
Voltar Voltar
11/10/15
Colégio São Francisco Xavier lança projeto social sobre Segurança e Saúde
Em parceria com a Usiminas e a Fundação São Francisco Xavier, CSFX implanta projeto para promover cultura de proteção à vida e prevenção de acidentes
Da redação

O Colégio São Francisco Xavier (CSFX), em Ipatinga, em parceria com a Usiminas e a Fundação São Francisco Xavier, reuniu pais, alunos, professores e a comunidade no Teatro do Centro Cultural Usiminas, dia último dia 08, para apresentar o lançamento do Projeto Educação em Segurança e Saúde, uma iniciativa pioneira no Brasil.

O projeto tem como objetivo desenvolver nas crianças e adolescentes uma cultura de cuidados e de valorização da vida. Nesse sentido, uma nova disciplina integrará a matriz curricular do Colégio, abrangendo todas as séries. Em 2016, será iniciada com toda a Educação Infantil e do 1º ano ao 5º ano de Ensino Fundamental e, de forma progressiva, alcançará os demais anos dos Ensinos Fundamental e Médio, com carga horária prevista de uma aula semanal e temática adequadas às faixas etárias, envolvendo os riscos e as análises que mais afetam a cada uma delas. 

O lançamento do Projeto Educação em Segurança e Saúde foi conduzido pelo jornalista e apresentador da TV Globo, Rodrigo Bocardi, e contou com a presença especial do médico cirurgião plástico de Belo Horizonte, Dr. Carlos Eduardo Leão. 

Para o diretor executivo da Fundação, Luís Márcio Araújo Ramos, o Projeto Educação em Segurança e Saúde busca valorizar e proteger a vida em sinergia com as unidades da área da saúde da instituição. “O Colégio São Francisco Xavier, com essa iniciativa, mostra que formar cidadãos é bem mais que ensiná-los uma boa Matemática. Ao trazer para si a responsabilidade de incluir, oficialmente, na sua matriz curricular o tema Segurança e Saúde, assume o compromisso de entregar à sociedade jovens que terão, na base de sua formação, o conceito de que a vida é o mais precioso valor a ser protegido. O que queremos é ver nossos alunos desenvolverem habilidades para protegerem a si mesmos e aos que venham a ter influência, identificando situações, adotando comportamento seguro e prevenindo acidentes”, pontua.

Para a diretora do Colégio São Francisco Xavier, Solange Liége Prado, educar para a cidadania é uma das principais funções sociais da escola. Por isso, a disciplina “Segurança e Saúde” entrou para a matriz curricular do Colégio, passando a integrar a proposta pedagógica. “Existem questões que não podem ficar de fora da sala de aula, como: combate às drogas, prevenção de acidentes e de doenças, medidas de segurança para utilização dos meios de transporte e de comunicação, dentre outros. A disciplina inclui todos esses assuntos, além de estimular a criticidade do aluno para reconhecer ambientes e situações propícias à ocorrência de acidentes”, explica. 



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.