home notícias Carreira
Voltar Voltar
22/03/12
Como escolher propostas de emprego sem saia justa?
Mercado aquecido e bom currículo podem fazer com que profissional receba diversos convites de uma só vez
Da redação

Seu currículo é desejado por headhunters? O mercado aquecido e um currículo de tirar o fôlego podem render uma enxurrada de propostas de empregos, muitas vezes de uma só vez. Especialistas ouvidos pelo Portal Exame dão dicas para o profissional não se queimar com as empresas que ofereceram propostas ao mesmo tempo.

 

A primeira dica dos especialistas é não ficar sob influência das pressões do mercado e dar ouvidos apenas ao que você quer para a sua carreira.

 

“Todo mundo tem o direito de cuidar da própria vida. As oportunidades estão aí para quem puder percebê-las. O problema não é mudar de opinião, é não ter a opinião para mudar”, afirma Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori.

 

Outra recomendação importante é não se encantar apenas com os cifrões oferecidos pela empresa. A proposta escolhida tem que ser coerente com o futuro que você quer e projeta.

 

Para a consultora Thirza Sifuentes, sócia da Homero Reis e Consultores, sua decisão deve pender para "onde você acha que a lógica do trabalho mais se relaciona e se integra com o seu ser". Se sua decisão é autêntica e coerente, ficará muito mais fácil reportar isso para as empresas com propostas preteridas.

 

Antes de abrir o jogo com as empresas, ensaie e siga um roteiro. Thirza explica que antes de conversar com o recrutador é preciso dialogar consigo mesmo.

 

Por fim, a dica principal é ser verdadeiro e ter bastante respeito. Se você acabou de ser contratado e surgiu uma oportunidade melhor, a dica é já se dispor para ajudar no processo de sucessão.

 

“Você tem que valorizar o que você tem hoje. Não chegue com uma postura de quem está cuspindo no prato que come”, diz Thirza. “Faça isso de uma maneira honrosa”.

 

Para Passadori, não é necessário se encher de justificativas. “A pessoa tem que escolher o que é mais condizente para o momento. Mas sempre agradecer e mostrar-se humilde”, afirma o especialista.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.