home notícias Carreira
Voltar Voltar
16/02/12
Confira cinco dicas para ser um profissional mais criativo
Inovação e criatividade são peças chaves do sucesso profissional
Da redação

A complexidade e o ritmo alucinante do mercado atual tornaram o termo “inovação” palavra de ordem dentro das empresas. Com isso, independente da área de atuação, ser um profissional criativo virou um ponto positivo. Em matéria do Portal Exame, especialistas falaram sobre algumas estratégias para manter a criatividade durante todo o tempo.

 

Antes de tudo – por mais estranho que pareça – é preciso abrir espaço para o absurdo. Para a especialista em criatividade Gisela Kassoy sufocar todo pensamento surreal é a regra número um para matar uma boa ideia. “Antes de recusar uma ideia, pergunte-se: por que não?”, afirma.

 

Outra dica dos especialistas é deixar o pensamento livre. Para Gisela, é preciso dar vazão para o pensamento livre, aquele que aparece quando você está tomando banho ou correndo na rua. O consultor Eduardo Ferraz diz que sempre leva o iPhone para correr e anotar alguma ideia que apareça.

 

Procure novidades. A dica é não se restringir aos mesmos ambientes e modos de pensar: é preciso sair da caixa.  “Procure soluções em outras áreas. Ao fazer esse elo, você vê o problema sob outro ângulo”, diz Ferraz. Os especialistas também recomendam que o profissional faça amizades com pessoas que não trabalham na mesma área.

 

Algo que já está banalizado, mas funciona é o brainstorm. Chamar um grupo de pessoas e pedir que elas descrevam o problema com apenas uma palavra funciona. A partir da terceira rodada de palavras é possível enxergar o problema de outra forma.

 

Por fim, os especialistas recomendam que o profissional durma. Pesquisas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontam que a fase REM, quando acontecem os sonhos durante o sono, estimula a criatividade mais do que outros períodos de sono ou quando a pessoa está acordada.  



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.