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20/06/12
Confira dicas sobre como dar um bom feedback
Discurso deve ser descritivo e específico, em vez de avaliativo e generalista
Da redação

Receber uma crítica não é algo fácil, assim como fazer uma crítica não é das tarefas mais simples. O feedback, segundo Luiz Fernando Garcia, especialista em gestão comportamental aplicada ao mundo dos negócios, não é queixa, bronca, conselho ou mesmo lição de moral. As informações são da revista "Época Negócios". 


De acordo com Garcia, o feedback é, na verdade, um ferramenta para que comportamentos impróprios seja alterados e as relações entre pessoas se tornem mais fáceis. “Muitas vezes a conversa que tinha como intenção ajeitar as coisas, tem o efeito contrário e apenas coloca mais lenha na fogueira”, diz Garcia.


Para a psicóloga Fela Moscovici, autora de livros sobre o assunto, há dois caminhos essenciais para que o feedback seja feito da melhor forma possível: ser descritivo, em vez de avaliativo, e ser específico, em vez de generalista. 


Ser descritivo quer dizer ir direto aos fatos, sem julgamentos em relação às atitudes dos envolvidos. Para ser específico, descreva situações em que a outra pessoa tenha agido de maneira inadequada, sem a utilização de expressões generalistas como “você foi grosseiro” ou “você não sabe guardar dinheiro”.


Uma dica importante dada pelos especialistas é a montagem de um pequeno roteiro. “É necessário que haja respeito entre os envolvidos, com o desejo real de que o outro apenas melhore. Por isso, jamais entre em uma conversa de feedback achando que é o dono da verdade. Sempre há os dois lados”, avalia Garcia. É preciso saber ouvir, estar preparado para dar o feedback e ter cuidado com o tom, por exemplo.



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