home notícias Carreira
Voltar Voltar
23/11/11
Cresce mercado da auditoria interna no Brasil
Profissionais precisam entender de tecnologias, gerenciamento de risco e do ramo da empresa
Da redação

O mercado da auditoria interna brasileiro cresceu nos últimos anos e a tendência é que se expanda ainda mais. Segundo levantamento global do Institute of Internal Auditors (IIA), associação profissional internacional com mais de 120 mil membros, o momento é promissor para os profissionais da área com conhecimento em novas tecnologias, em gerenciamento de risco e experts do negócio da empresa. A pesquisa sondou 13.500 auditores em cargos de liderança em mais de 100 países. As informações são do jornal Valor Econômico.



Cerca de 80% das empresas consultadas pretendem investir em gerenciamento de risco nos próximos cinco anos. Isso porque essa especialidade identifica as áreas mais suscetíveis a erros e fraudes dentro de uma organização, como explica o presidente da Federação Latino-Americana de Auditoria Interna e membro dos conselhos do IIA Brasil e IIA Global, Oswaldo Basile.



O executivo também ressalta que períodos de pós-crise como o atual vivido pelo Brasil impulsionam não somente setores preventivos como o de gerenciamento de crise, como a auditoria interna de um modo geral. Isso explica o fato de metade dos profissionais pesquisados programarem a contratação de novos auditores internos até 2016. Movimentação bastante sentida no mercado brasileiro, onde o IIA Brasil dobrou de tamanho nos últimos três anos, passando a ter quatro mil membros.



Dentre as tecnologias aplicáveis ao mercado da auditoria interna, Basile destaca o uso de auditoria contínua, que monitora os processos empresariais em tempo real e é capaz de barrar fechamentos de negócios com irregularidades, antes mesmo que aconteçam. Importante passo, porque tradicionalmente esse processo se dá com a revisão de arquivos quando as operações já foram concluídas. Entre os entrevistados, 30% já utilizam a auditoria contínua, e 54% pretendem implementá-la nos próximos cinco anos. No Brasil, essa tecnologia chegou em 2008 e a expectativa é que seja popularizada até 2016.



É importante que os profissionais da auditoria interna conheçam bem como é estruturada a empresa. Segundo a pesquisa do IIA, 52% das corporações consultadas preferem investir nos profissionais de dentro da empresa na hora da contratação, retendo os melhores talentos e formando colaboradores que entendem o negócio da empresa.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.