home notícias Carreira
Voltar Voltar
11/06/12
É preciso escolher quem tem potencial para crescer
Especialistas e profissionais do mercado falam sobre as vantagens de procurar talentos dentro dos quadros da própria empresa
Da redação

Investir em talentos que já estão nos quadros da empresa pode ser mais barato e vantajoso do que procurar um no mercado. Segundo José Luiz Lopez, da consultoria ActionCoach, é preciso garantir a formação do executivo que mostra comprometimento com a organização. "É possível perceber quem tem o perfil que dará retorno ao investimento", diz. As informações são do jornal "Valor Econômico".

Segundo Márcia Amorim, gerente geral de recursos humanos da Unimed Rio de Janeiro, que emprega 1,6 mil pessoas, a busca por profissionais qualificados dentro da própria empresa garante mais rapidez e redução de custos no processo seletivo. 

"É preciso avaliar o sucessor em potencial não apenas em relação aos conhecimentos técnicos, mas também em aspectos de liderança e de relacionamento", afirma Márcia. Ela diz também que a busca dentro da própria empresa ainda fortalece a imagem do setor de RH.

Vantagens - Uma das vantagens é que o gestor antigo já está familiarizado com os processos e a cultura da empresa, segundo Lygia Villar, diretora de RH da Brookfield Incorporações, que tem 6 mil funcionários. 

"A partir de uma nova oportunidade, o funcionário passa a enxergar a empresa de forma mais positiva. Assim, a busca por colocações na concorrência diminui", diz

Lygia, no entanto, concorda que é preciso haver equilíbrio no processo de recrutamento, uma vez que profissionais do mercado podem trazer novas experiências, ideias e estimular a inovação.

"Já os programas de formação devem estar a serviço das estratégias da organização, para que possam antecipar necessidades e preparar as equipes para um crescimento previsto", afirma a diretora.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.