home notícias Carreira
Voltar Voltar
26/09/13
Em três anos, 9% das vagas de empregos criadas foram para enfermeiros
Profissionais ficaram em segundo no ranking dos mais procurados
Da Redação

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que das 304.317 vagas de trabalho criadas no Brasil entre 2009 e 2012, 27.282 foram destinadas aos enfermeiros. O valor corresponde a 9% do total de empregos criados. As informações são da Você S/A.

Os enfermeiros ficaram atrás apenas dos analistas de tecnologia da informação (TI). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o salário destes profissionais cresceu em média 58% desde 2007. Em grandes hospitais, um recém-formado ganha cerca de R$ 4 mil por 6 horas de trabalho diárias.

Entre os fatores de expansão da área estão o aumento da demanda dos hospitais por estes profissionais. O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, contrata todos os meses cerca de 90 novos colaboradores para a equipe de 3,4 mil enfermeiros. A unidade conta com faculdade própria para formar profissionais com curso de quatro anos. 

O Hospital São Camilo, em São Paulo, oferece um programa de trainee de um ano de duração para recém-formados. Em 2014, uma turma de 40 vagas será aberta na instituição.

O Programa de Saúde da Família, do governo federal, também é apontado como um fator de expansão da área. Cada Unidade Básica de Saúde tem que dispor de no mínimo um enfermeiro para dar assistência.

Tags: enfermeiros, Ipea,


PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.