home notícias Carreira
Voltar Voltar
07/12/11
Equipes multiculturais são mais criativas e inovadoras
Para tanto, esses profissionais precisam de líderes com visão global
Da redação

Equipes multiculturais, lideradas por profissionais com visão global, que entendam valores, motivações e comportamento de diferentes países, são fundamentais para o desenvolvimento da inovação dentro das organizações. Quem constata é Sebastian Reiche, professor de disciplinas como “crosscultural management” e gestão de pessoas nas empresas da escola espanhola de negócios Iese Business School.

 

Atualmente na Espanha, Reiche é alemão, com Ph.D na Austrália. Em entrevista para o Valor Econômico, afirmou que a melhor forma das multinacionais conseguirem equipes formadas por profissionais de vários países é enviando colaboradores das filiais estrangeiras para uma temporada de trabalho na sede. Segundo o professor, o que se vê normalmente nessas companhias é justamente o contrário: as empresas costumam enviar os expatriados para casa, deixando escapar grandes oportunidades.

 

Como as multinacionais operam em diferentes culturas, a reunião de colaboradores de diversas etnias na sede traz novas perspectivas para a organização, uma vez que esses profissionais conhecem a realidade e peculiaridades de seus mercados locais como ninguém. Além disso, os membros dessas equipes também aprendem sobre as diretrizes globais e valores da instituição, podendo multiplicar essas informações quando retornarem a seus países de origem.

 

Para o professor,os profissionais, quando atuam fora de seus países, são mais criativos e propícios a elaborar soluções inovadoras. Para tanto, esses funcionários precisam integrar uma equipe que exija tais habilidades. "Se o objetivo for implementar um novo sistema, por exemplo, a diversidade só vai trazer conflitos", alerta. Por isso, o intercâmbio precisa ser feito de forma cuidadosa e estratégica, através de um RH com atuação internacional e integrada.

 



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.