home notícias Carreira
Voltar Voltar
15/03/12
Especialistas apontam estratégias antes de mudar de emprego
Profissional deve avaliar o que não funcionou e se livrar dos maus hábitos adquiridos na antiga empresa
Da redação

O profissional que pediu demissão do atual trabalho ou foi desligado da sua antiga empresa precisa adotar estratégias para reinventar sua carreira antes de começar a rotina em uma nova companhia. Especialistas apontam que o momento é ideal para avaliar o que não funcionou e modificar os maus hábitos adquiridos no último emprego. As informações são do portal Exame.

 

“É uma vida nova, o profissional deve avaliar o que não funcionou e tirar como lição”, explica Adriana Zanni, diretora de RH da KPMG da América do Sul. Já a diretora da MB Coaching, Marcela Butazzi, alerta que, antes de tudo, é preciso entender os reais motivos que levaram o profissional a sair da empresa. “É muito fácil culpar os outros, sendo que o profissional talvez não tenha tido um bom relacionamento interpessoal com os pares e chefes”, analisa.

 

Marcela destaca que o momento é ideal para que o profissional reflita sobre sua carreira, quais são suas competências e se a insatisfação com o antigo emprego está relacionada com alguma insatisfação pessoal. “Ao mudar de emprego, o profissional deve evitar essa sensação de que está fugindo de algo”.

 

É importante também listar os erros cometidos no último emprego, incluindo todas as atitudes e projetos que não deram certo. Assim o profissional pode evitar repeti-los na nova companhia.

 

Planejamento - Para começar um bom plano de ação no novo emprego, uma boa estratégia é elencar os atrativos e aspectos que chamam a atenção do profissional na organização da qual fará parte. O planejamento deve incluir também uma atualização do plano de carreira, com reflexões sobre novas possibilidades para o profissional, como cursos que poderiam ser feitos.

 

Adriana destaca ainda que investir no networking pode ser um bom começo no novo emprego. “O networking por meio das mídias sociais pode ajudar e conversar com amigos que tenham contatos na empresa também”, afirma. A especialista recomenda que o profissional tenha curiosidade para fazer novos contatos profissionais.

 

Aproveitar o momento de transição para descansar e organizar a vida pessoal também se mostra uma estratégia eficiente, segundo as especialistas. “Relaxar e se preparar emocionalmente é importante para um começo de emprego com foco”, aponta Adriana.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.