home notícias Carreira
Voltar Voltar
24/02/12
Especialistas dão dicas para empresários serem bons chefes
Saber lidar e valorizar as pessoas ao seu redor é peça chave para ser um líder respeitado
Da redação

O que é preciso para se tornar um bom chefe? Em meio a preocupações, tarefas, contas, clientes e mercadorias, os empresários acabam esquecendo uma coisa fundamental para o bom andamento dos negócios: cuidar bem da equipe. Especialistas dão dicas para evitar insatisfação, como, por exemplo, planejar bem a divisão de tarefas. As informações são do Portal Exame.

 

"O ser humano é muito sensível ao exemplo das pessoas acima dele. É preciso tomar muito cuidado com a forma como ele age", diz Gilberto Cavicchioli, professor do núcleo de gestão de pessoas da ESPM.

 

Saber qual o trabalho ideal para cada tipo de pessoa e distribuir bem as tarefas é uma atividade de planejamento. Quem afirma é professor Francisco Ramirez, especialista em gestão de pessoas do Insper.

 

Outra questão importante é não misturar amizade e trabalho. Algo muito comum em pequenas empresas, onde a descrição de responsabilidades não é bem definida. “Como não há uma hierarquia rígida, amizade e autoridade se confundem. Um dos desafios é manter a autoridade e o coleguismo”, diz o professor Cavicchioli.

 

No entanto, se por um lado a amizade é prejudicial, por outro ela é muito útil e benéfica na hora de se comunicar. Para os especialistas, é importante que os funcionários recebam um feedback diariamente ou semanalmente. É através do feedback também que você vai saber como seu funcionário enxerga a empresa.

 

Um aspecto que não pode ser negligenciado é o salarial. Não adianta querer criar um clima bom na empresa se os salários, por exemplo, estão abaixo da faixa de mercado. Esse tipo de questão ajuda também a manter um clima agradável na empresa. “As pessoas são atraídas para uma empresa pelo conteúdo e pela remuneração, mas saem geralmente pelo ambiente. Mau chefe costuma ser motivo de saída do trabalho”, explica o professor Ramirez.

 

Por fim, a dica dos especialistas é criar oportunidades para os funcionários dentro da própria empresa. As pessoas precisam e querem crescer. Se não encontram isso no ambiente de trabalho em que estão, eles vão buscar isso em outro lugar.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.