home notícias Carreira
Voltar Voltar
24/01/14
Futuro Ministro da Saúde nega irregularidade por prestar consultoria
Arthur Chioro informou que lei orgânica local proíbe apenas a consultoria de secretários para o próprio município e não para outras cidades
Da redação

São Paulo - O futuro ministro da Saúde e atual secretário de saúde de São Bernardo do Campo (SP), Arthur Chioro, afirmou, nesta quinta-feira (23) que não há irregularidade em acumular um cargo no município e ao mesmo tempo ser sócio majoritário em uma empresa de consultoria no setor que atua na área de planejamento para clientes privados e públicos. "No entendimento da prefeitura, não há irregularidade”, disse Chioro. As informações são do Valor Econômico

Ele ressaltou que a companhia, uma empresa de caráter técnico e sem vínculos políticos ou partidários, existe há 17 anos e ele nunca omitiu o cargo. Segundo Chioro, a lei orgânica local proíbe apenas a consultoria de secretários para o próprio município e não para outras cidades. “Nunca tive contrato com a Prefeitura de São Bernardo nem com órgãos da administração indireta ou cidades da Grande São Paulo”. Após o pedido da oposição, o Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito preliminar para apurar o caso.

Prefeitura do PSDB – Chioro disse ainda que não exerce atividade na empresa desde 2009, quando assumiu o cargo na prefeitura de São Bernardo do Campo e rebateu as informações de que as consultorias prestadas até hoje são exclusivas para prefeituras do PT. "De 2009 para cá, a empresa firmou quatro contratos com cidades administradas por diferentes partidos, inclusive da oposição, caso de São Luiz do Paraitinga, administrada pelo PSDB", disse em coletiva à imprensa.

Chioro também não admitiu ter sido convidado para substituir Padilha, mas o pedido de afastamento formal da empresa de consultoria é um claro sinal de que deve seguir para o cargo em Brasília, já que a legislação federal impede esse tipo de vínculo. mas sua esposa continuará como sócia-majoritária da empresa de consultoria.

Mais Médicos – Chioro defende uma expansão no programa federal Mais Médicos. Segundo ele, o programa tem sido decisivo para prestar a atenção básica em saúde tanto em pequenas quanto em médias e grandes cidades. "Melhorou o atendimento básico de saúde em São Bernardo”, afirmou.

Mesmo ainda não confirmado como novo ministro, Chioro já tem agendada sua primeira missão com vistas ao novo cargo. Na próxima segunda-feira, ele acompanha a presidente Dilma Rousseff em viagem a Cuba, onde o governo brasileiro  buscará “resolver questões pontuais do programa” Mais Médicos, afirmou.

Leia mais:
>> Futuro ministro da Saúde é investigado por improbidade administrativa
>> Dilma formaliza convite a Arthur Chioro para o Ministério da Saúde



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.