home notícias Carreira
Voltar Voltar
14/02/17
Godoy Bueno, fundador da rede Amil, falece aos 73 anos
O médico e empresário sofreu um infarto agudo, no Rio de Janeiro, enquanto jogava tênis
da redação

Edson de Godoy Bueno, fundador da rede de planos de saúde Amil, morreu nesta terça-feira (14). O executivo de 73 anos sofreu um infarto agudo enquanto jogava tênis em Búzios, no Rio de Janeiro, segundo o portal da Exame.

Bueno era médico, membro do conselho e presidente do UnitedHealth Group para a América Latina. O grupo americano comprou a companhia fundada por ele em 2012, por 10 bilhões de reais.

Em fevereiro de 2014, o empresário comprou o controle da Dasa Diagnósticos, maior rede de laboratórios do país, que engloba as bandeiras Delboni Auriemo e Lavoisier.

Com uma fortuna estima em 1,9 bilhão de dólares,  ele era o 15º homem mais rico do Brasil, segundo a lista da Forbes.

Em nota, o UnitedHealth Group lamenta a perda de Edson Bueno e diz que ele teve um papel imprescindível na reorganização da empresa e na escolha de suas lideranças. Saiba mais: As 50 maiores empresas da cidade de São Paulo 

“A companhia compartilha o pesar de sua família – esposa, filhos e netos –, dos inúmeros amigos e dos 32 mil colaboradores que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele”, diz o texto.

Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, também comentou a morte do colega.

“O Brasil perdeu um de seus grandes empresários, daquele tipo cada vez mais raro que consegue construir do nada um gerador de milhares de empregos e de riqueza para o PIB. Eu perdi uma referência de self-made man, além de exemplo de retidão. Era inspiradora a sua capacidade de gestos solidários em qualquer situação. Lamento demais essa perda repentina”, escreveu.

História

Edson de Godoy Bueno nasceu em Guarantã, no interior de São Paulo, e começou a empreender ainda cedo. De origem pobre, aos 10 anos vendia frutas de porta em porta e engraxava sapatos para ajudar a família.

A escolha pela medicina como carreira foi inspirada no então único médico de sua cidade, Dr. Moacir Carneiro. Bueno estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ainda na faculdade, começou a trabalhar na Casa de Saúde São José, em Duque de Caxias. Antes de terminar o curso, tornou-se dono do hospital, em 1971.

Cinco anos depois, junto com outros sócios, criou a Rede Esho (Empresa de Serviços Hospitalares), que administrava três centros de saúde.

Em 1978, o grupo fundou a Amil Assistência Médica Internacional, vendida em 2012 para os americanos do UnitedHealth Group. Na operação, Bueno continuou como maior acionista individual da empresa e como membro do seu conselho de administração.

Em 2014, o executivo comprou o controle do grupo Dasa, do qual já era acionista.

Ele também era vice-presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) e presidente do Conselho Diretor do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar (IESS).



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.