home notícias Carreira
Voltar Voltar
07/03/12
Governo quer parceria com hospitais para cursos de Medicina
Meta é que o número de médicos chegue a 2,5 profissionais para cada grupo de mil habitantes
Da redação

O governo quer ampliar o número de estudantes de Medicina no país. O objetivo dos Ministérios da Saúde e da Educação é aumentar a relação médicos/habitantes, que no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 1,8 médico para cada mil habitantes. A meta do governo é que esse número chegue a 2,5 por mil habitantes até 2020.


Além do aumento do número de médicos, o governo quer ampliar o número de oportunidades para residência médica no país, aumentando vagas já existentes e promovendo parcerias com hospitais de excelência.


“A diretriz é ampliar com qualidade, e, pela responsabilidade que é formar um médico, vamos trabalhar com as instituições de excelência, públicas e privadas”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.


A expectativa é que além de enfrentar o problema da quantidade de médicos, o governo lide com a questão da distribuição deles pelo território nacional. O Maranhão tem menos de um médico por mil habitantes, enquanto o Distrito Federal tem 3,8 médicos por mil habitantes.


O índice brasileiro é menor do que o de outros países latino americanos, como Uruguai (3,7 médicos por mil habitantes), Argentina (3) e Cuba, que tem 6,7 médicos para cada grupo de mil habitantes. As informações são do Portal Terra.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.