home notícias Carreira
Voltar Voltar
12/12/11
Horário de trabalho flexível garante bem-estar, diz pesquisa
Universidade de Minnesota classifica regras e ritmos como “jaulas do tempo” para os adultos
Da redação

Estudo publicado na revista “Journal of Health and Social Behavior” aponta que horários de trabalho flexíveis são capazes de melhorar a saúde e o bem-estar de adultos. Segundo o pesquisador Phyllis Moen, do Departamento de Sociologia da Universidade de Minnesota, a iniciativa de trabalho flexível aumenta o sentido de controle do horário nos funcionários e reduziu os conflitos entre trabalho e família, resultando melhor descanso, níveis mais altos de energia e menos cansaço emocional e estresse psicológico.

 

De acordo com Moen, os adultos passam boa parte de seu tempo seguindo ritmos institucionalizados em torno do início e do fim do dia e da semana de trabalho. O artigo afirma que essas regras e ritmos constituem "jaulas do tempo" tidas como imutáveis, e são "andaimes invisíveis que confinam a experiência humana dentro e fora do emprego".

 

“Nosso estudo mostrou que ao deixar de considerar como produtividade o tempo passado no escritório, enfatizando os resultados reais, cria-se um ambiente de trabalho que promove o comportamento saudável e o bem-estar”, disse Moen. Iniciada em 2005, a pesquisa analisou mais de 600 funcionários da sede da Best Buy, em Richfield, Minnesota, que adotou um esquema de horários flexíveis com o objetivo de focar empregados e gerentes em resultados mensuráveis e menos em onde e em quanto tempo se completava a tarefa.

 

O sistema permitia que funcionários mudassem rotineiramente o lugar e o tempo de trabalho, segundo suas necessidades individuais e as responsabilidades de sua posição, sem precisar de permissão ou notificação de um supervisor. Embora estivessem ocupados, os colaboradores se sentiam menos obrigados a trabalhar quando estavam doentes e foram mais propensos a consultar um médico quando era necessário.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.