home notícias Carreira
Voltar Voltar
15/02/12
Lado humano da gestão é essencial para executivos
Professor de Harvard enumera as cinco habilidades necessárias para todo CEO
Da redação

Para ajudar os profissionais a lidarem com um mercado cada vez mais global e repleto de transformações, o professor de administração da Harvard Business School, Boris Groysberg, listou as cinco habilidades que necessárias ao executivo sênior. O especialista destaca que muitos executivos não conseguem ou não acham necessário adaptar-se às mudanças. As informações são da Época Negócios.

 

Primeiro, é fundamental saber que o lado humano da gestão é mais importante do que nunca nos dias atuais. O professor explica que muitos formandos em administração saem da universidade muito bem armados com habilidades e técnicas, mas também é preciso saber que hoje em dia a comunicação, colaboração entre funcionários e uma estratégia para lidar com culturas diferentes, contam muito.

 

Outro ponto importante é que as habilidades técnicas são importantes. Mesmo perdendo lugar, as técnicas de gestão são essenciais e até aumentaram nas últimas décadas. Boas decisões e respeito dos funcionários são frutos de conhecimento técnico. O executivo também não pode esquecer que as suas funções são cada vez mais interdependentes. Por isso, de acordo com o professor, você precisar estar informado sobre tudo. O CEO deve estar informado sobre tudo que acontece em todas as áreas da empresa.

 

Por fim, duas dicas muito importantes. As empresas estão cada vez mais globalizadas, então os executivos devem desenvolver cada vez mais uma mentalidade global. O professor aconselha os executivos a ser tornarem mais abertos a experiências diferentes e a se acostumarem a diferenças culturais.  A última dica é aprender o tempo todo. O mercado é dinâmico, as regras mudam a toda hora e você precisa aprender e adquirir novas habilidades. Executivos mais jovens podem não ter a experiência de um executivo sênior, mas eles cresceram em um mundo diferente e estão mais acostumados com mudanças nas regras dos negócios.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.