home notícias Carreira
Voltar Voltar
24/07/13
Mais Médicos: cerca de 33% dos municípios do país já se inscreveram
Inscrições seguem abertas até esta quinta-feira, 25. Segundo o Ministério da Saúde, a prioridade nas vagas será de médicos brasileiros
Déa Barbosa, do P&P Saúde Suplementar

O Programa Mais Médicos registrou, até a última segunda-feira (22), 1.874 municípios inscritos em todo o país. O número equivale a 33% do total de 5.564 municípios brasileiros. As inscrições seguem abertas até esta quinta-feira, 25 de julho, e podem ser feitas pelo site www.saude.gov.br.

Segundo o Ministério da Saúde, a prioridade nas vagas será de médicos brasileiros, e somente as que não forem preenchidas serão oferecidas aos estrangeiros. Os profissionais que atuarão no programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa. Os municípios ficarão responsáveis por garantir moradia e alimentação aos médicos, além de ter de acessar recursos do ministério para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.

Enquanto isso os médicos continuam protestando pelo país contra o programa e recorrendo à  Justiça. Nesta terça (23), a Justiça Federal do Distrito Federal notificou a Advocacia Geral da União (AGU) para que ela se manifeste, em até 72 horas, sobre uma ação do Conselho Federal de Medicina (CFM), que pede que os conselhos regionais da categoria não sejam obrigados a fazer o registro provisório dos médicos formados no exterior inscritos no Mais Médicos.

No mesmo dia, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) também entrou com ação civil pública na Justiça Federal contra o Mais Médicos. A ação aponta a falta de garantias trabalhistas aos médicos que participarem do programa, já que receberão bolsas, em vez de salários. A entidade também reclama da vinda de médicos formados no exterior sem o exame de revalidação do diploma. Segundo a entidade, isso caracteriza exercício ilegal da Medicina.
 
No dia 26, o Ministério da Saúde vai informar o total de vagas existentes em cada cidade inscrita. E, até dia 28, os médicos  inscritos no programa poderão escolher o município onde querem atuar. 

*Com informações do do P&P Saúde Suplementar.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.