home notícias Carreira
Voltar Voltar
13/02/12
MBA não garante sucesso profissional, dizem especialistas
Especialistas afirmam que, com o sem curso, profissional deve ter conhecimento e experiência
Da redação

Ter um MBA no currículo é o mais importante para o seu sucesso profissional? Talvez não seja bem assim. Com exceção dos programas que lideram os rankings mundiais, como os das universidades de Stanford e Harvard, os cursos não são considerados essenciais no mundo corporativo. As informações são do Valor Online.

 

“Um curso si só não garante mudanças na carreira de um executivo. Acrescenta um item a mais no currículo, mas isso não basta”, disse Osvino Souza, coordenador do Núcleo de Gestão em Saúde da Fundação Dom Cabral, na seção Caro Gestor, da última edição da Revista Diagnóstico. “O que as empresas precisam e procuram atualmente são competências - conhecimentos, habilidade e atitudes - que se transformem em resultados”, completou.

 

A reportagem do Valor cita o caso do grupo Algar, que reúne 12 empresas e tem 20 mil funcionários. O vice-presidente corporativo de talentos humanos, Cícero Penha, afirma que o curso dos candidatos é avaliado em segundo plano na seleção de líderes. “Nunca perguntei em uma entrevista se o candidato tinha MBA”, diz o executivo. Penha afirma que a maioria dos executivos da companhia “são profissionais que têm o MBA da experiência, do relacionamento e também do plano de formação interno da companhia”, explica.

 

Para Osvino Souza, é fundamental o interesse dos alunos e uma boa estratégia educacional para o sucesso do curso, aliado a muita prática. “Assim é possível adquirir habilidades para lidar com as imprevisíveis questões da gestão empresarial, das mais simples às mais complexas”, afirma o professor.

 

Apesar disso, os cursos oferecidos pelas escolas de primeira linha ainda conservam a sua reputação no mercado. “Buscamos como primeira opção os formados nas instituições mais reconhecidas”, diz a gerente regional de recrutamento universitário para a América Latina da Johnson & Johnson, Beatriz Pires.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.