home notícias Carreira
Voltar Voltar
10/02/15
Ministério da Saúde anuncia novo edital de residências em medicina de família
Com a medida a pasta pretende ampliar o número de vagas para medicina geral de família e comunidade
Da Redação

Cerca de 300 bolsas de residência na área de medicina geral de família e comunidade serão financiadas pelo Ministério da Saúde. O anúncio do novo edital foi feito pelo gestor da pasta, Arthur Chioro, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o ministro comentou que a medida visa ampliar o número de vagas para residências em medicina da família, levando em consideração a dificuldade de algumas prefeituras, instituições e governos estaduais para manter, por contra própria e com qualidade, a oferta de bolsas. 

Ao lado do ministro, o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, destacou que pretende subsidiar com o edital as 40 vagas de residência em medicina da família que a prefeitura paga com recursos próprios. Soranz explicou que o município do Rio de Janeiro oferece 100 vagas em medicina de família e comunidade, com vencimentos de R$ 10 mil, para tornar a oportunidade mais atrativa.

"Nenhuma outra residência tem dificuldade para promover candidatos. Precisamos de mais de 800 profissionais na área de família e comunidade, que tem o maior déficit da rede. Essa complementação é um atrativo financeiro para que os médicos de família venham para o Rio de Janeiro", explicou o secretário, que com a medida pretende ampliar a cobertura do Saúde da Família da capital fluminense de 49% para 70% até o próximo ano.

O edital de financiamento das residências já está disponível no site do Ministério da Saúde e ficará aberto ao longo do mês de fevereiro. O Ministro da Saúde ressaltou que a qualificação de novos cursos de medicina, de forma descentralizada, é uma das metas do governo, que estima criar 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina até 2017, sobretudo nas cidades sem instituições de ensino com essa especialidade.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.