home notícias Carreira
Voltar Voltar
22/11/11
Mulheres têm mais habilidades para liderança de sucesso
Pesquisa da Korn/Ferry Institute avaliou mais de 4 mil executivos de empresas norte-americanas
Da redação

As mulheres são mais aptas à liderança de sucesso do que os homens, de acordo com estudo publicado recentemente pelo instituto norte-americano Korn/Ferry. Na pesquisa, que observou mais de quatro mil presidentes de empresas nos Estados Unidos de ambos os sexos, as executivas apresentaram pontuação mais alta em três dos quatro pontos considerados fundamentais para um líder bem-sucedido. As informações são do jornal Valor Econômico.

 

As gestoras compreendem melhor dados complexos de fontes diversas e percebem mais facilmente sinais sutis de interação social, inspirando os outros, é o que diz a sondagem. Elas também trabalham mais confortavelmente em situações de incerteza, ou seja, quando não estão disponíveis todas as informações necessárias. Em compensação, os executivos arriscam mais e conseguem manter posição mesmo em situações de resistência.

 

Quanto à tomada de decisões, homens e mulheres aparecem bastante criativos, capazes de idealizar estratégias complexas, com soluções inovadoras e consistente avaliação das possíveis conseqüências. No entanto, as mulheres costumam armazenar maior quantidade de dados e refletir mais tempo sobre as alternativas, característica avaliada por analistas como positiva para as decisões a longo prazo.

 

Ainda segundo o estudo, líderes de ambos os sexos transmitem conhecimento e orientações de forma lógica e precisa, mas os homens conseguem ser mais diretos, visando passar a informação essencial. Já as mulheres tendem a comunicar de forma mais indireta, focando na manutenção dos relacionamentos.

 

Reconhecimento - Talvez os empregadores não percebam o conjunto de habilidades que as mulheres têm em relação aos homens e que portaria a grandes vantagens competitivas para as empresas, é o que concluem os pesquisadores da Korn/Ferry. A reflexão resulta da análise do mercado de trabalho: menos de 15% dos cargos executivos das corporações analisadas são ocupados por mulheres. Além disso, a remuneração feminina continua inferior em todos os níveis executivos. As diretoras das empresas consultadas recebem, em média, 21% a menos que homens com a mesma função. Já as vice-presidentas ganham 13% a menos. Nos cargos de presidência, eles recebem 25% a mais que as mulheres com o mesmo cargo.

 

>> Leia também: Mulheres ocupam 8% dos cargos em conselhos administrativos



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.