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30/11/11
Networking: Empresário nem sempre sabe fortalecer conexões
Especialista destaca vínculo constante e de confiança que deve ser estabelecido nos relacionamentos
Da redação

Nem sempre os empresários sabem fortalecer as conexões estabelecidas em cursos, workshops e feiras. O problema apontado por Renato Fonseca, gerente da unidade de gestão estratégica do Sebrae-SP, acontece como uma conseqüência do fato de os empreendedores não reservarem espaço para rever pessoas e estreitar laços de negócios. “Networking é investimento. Quando bem feito abre inúmeras portas”, defende. As informações são do Valor Econômico.

 

Segundo Fonseca, o networking ajuda a empresa a se tornar mais conhecida e amplia a possibilidade de conseguir recursos e mão de obra qualificada. “Aumentam as chances de resolver problemas que surgem ao longo da trajetória porque fica mais fácil conseguir ajuda”, argumenta. Apesar da importância estratégica, o especialista pondera que não adianta procurar os contatos quando há interesse. “Não adianta trocar cartões em eventos ou ter muitos contatos no Linkedin ou Facebook. Networking pressupõe confiança e vínculo constante”, completa.

 

Para Fátima Motta, professora da ESPM e sócio-diretora da F&M consultores, é preciso também ser solícito e mostrar boa vontade. “Lembre-se que networking é uma via de mão dupla”, comenta. A especialista afirma ainda que é mais importante investir em qualidade do que quantidade. “É preferível ter uma rede de relacionamento menor e se engajar ativamente nela a ter muitos contatos e não aprofundar a relação com nenhum”, acrescenta.

 

Postura – Os profissionais devem evitar falar demais, entrar no meio de conversas, abordar assuntos polêmicos ou fazer comentários negativos. “Procure gerar empatia genuína. Seja através de elogio sincero ou até mesmo por e-mails com novidades sobre cursos ou artigos interessantes. Todo mundo gosta de ser lembrado”, recomenda Leonardo Frade Maciel, gerente da Endeavor Paraná. O especialista é fundamental ter ética. “Jamais passe dados de um contato para terceiros sem antes falar com a pessoa”, alerta.



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