home notícias Carreira
Voltar Voltar
11/11/11
Pesquisa indica que formação de médicos em gestão é deficiente
Para consultor, gestão é importante até para os médicos lidarem com equipe
Da redação

Uma pesquisa realizada pelo Portal Nutrição Clínica com médicos e outros profissionais de saúde indica que a formação acadêmica em medicina é deficiente em temas como marketing e gestão de empresas. De acordo com os dados, todos os cem entrevistados não discutiram na faculdade conteúdos relacionados à gestão e apenas 4% deles utilizaram serviços de relações públicas para divulgar o empreendimento. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 31 de agosto, em São Paulo.

 

“É preciso entender que mesmo que o médico não atue na área de gestão, ele lida com pessoas e em algumas situações precisa administrar uma equipe em torno dele, portanto, uma noção na área facilitaria esse trabalho”, afirma o diretor da empresa de consultoria Result, Kelsen Matos. O consultor também avalia que são raros os casos de gestores da área de saúde sem uma formação complementar que obtiveram sucesso em seus empreendimentos.

 

Para Thalles Melo, diretor executivo do Hospital São Marcos, em Recife (PE), a formação complementar na área de gestão, através de MBA e especializações é necessária, mas também não é suficiente. “A experiência conta muito, acredito que o gestor deve desenvolver em paralelo os conhecimentos teóricos e a prática de gestão”, comenta. Médico por formação, o executivo destaca ainda a importância do conhecimento das particularidades do serviço de saúde no bom gerenciamento do negócio. “É preciso entender o que é a assistência para depois gerenciá-la”, conclui.

 

Marketing - Além da deficiência na formação em gestão, nenhum dos entrevistados recebeu noções de marketing, apesar disso, 42% deles gerenciam um consultório. Para resolver esta questão os gestores têm como opção a participação em palestras e cursos de especialização na área.

 

No que diz respeito à gestão financeira, a pesquisa indica que o proprietário ou o contador realizam esta tarefa. Na hora de decidir a compra de aparelhos, uma avaliação de viabilidade financeira é feita em 24% dos casos e apenas critérios de custos, manutenção e preços de venda são levados em consideração. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.