home notícias Carreira
Voltar Voltar
02/01/12
Pesquisa: Mulheres arriscam mais sem a presença de homens
Experiência mostra que elas assumem mais riscos em ambientes essencialmente femininos
Da redação

Uma pesquisa feita pela Universidade Essex, na Inglaterra, sobre o comportamento de homens e mulheres na hora de tomar decisões que envolvem riscos concluiu que as executivas têm diferentes comportamentos em ambientes essencialmente femininos ou mistos. Elas ficam mais dispostas a assumir riscos se estiverem rodeadas de mulheres, o mesmo não se observa em reuniões mistas. As informações são do Valor Econômico.

 

A pesquisa conduzida pela professora Alison Booth também chegou à conclusão que para os homens é indiferente a competição em ambientes mistos ou femininos.  Ela também identificou que um dos fatores que contribuem para a pouca representação feminina na coordenação das organizações se dá por conta dessa hesitação delas em momentos de decisão.

 

A metodologia usada por Alison consistiu em uma experiência com alunos e alunas de até 15 anos com diferentes formações. Eles foram divididos em grupos classificados por sexo e outros mistos. Os estudantes tinham que apostar a sorte em um jogo com uma moeda para ganhar 11 libras. Se o resultado fosse cara, o participante ganhava uma libra; coroa, duas libras. Havia uma terceira opção de não arriscar e ficar com cinco libras.

 

Ao analisar o comportamento dos participantes, a professora observou que entre as meninas que estavam no grupo misto, a maioria escolheram a opção mais segura e ficou com as cinco libras. No entanto, as participantes do grupo feminino arriscaram mais. No caso dos homens, não houve alterações quanto ao grupo que pertence.

 

“Estudos mostram que em ambientes com pessoas de ambos os sexos há mais pressão para as meninas manterem sua identidade de gênero do que para os meninos. Se evitar riscos é visto como um comportamento feminino, é mais provável que elas assumam essa característica para se adaptar às expectativas do que é ser mulher”, explica Alison.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.