home notícias Carreira
Voltar Voltar
13/03/12
Profissionais devem estar preparados para crises na empresa
Especialistas elencam as estratégias que devem ser adotadas mesmo se a companhia estiver em um bom momento
Da redação

Mesmo que o profissional tenha um ótimo desempenho e a empresa experimente um bom momento, especialistas alertam que todos devem estar preparados para possíveis crises e cortes de pessoal.  “A pessoa não pode esperar que sua carreira fique à mercê da empresa”, afirma Sílvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching. As informações são do Portal Exame.

 

Para o sócio da Talent Solution, Gerson Correia, o fato de a empresa estar num bom momento atual não é garantia de que mudanças não acontecerão no futuro. O especialista destaca que determinadas mudanças podem afetar emocionalmente até os profissionais mais equilibrados. Correia cita como exemplo a extinção de algumas áreas, como a de filmes fotográficos, que afundou a Kodak numa crise sem precedente na sua história.

 

Os especialistas ressaltam que a primeira estratégia é manter-se atualizado. Ler e buscar saber o que acontece no país e no mundo é importante para o profissional observar o mercado como um todo. Celestino fala também da importância de fazer cursos ou se especializar.

 

O profissional também deve ficar atento às oportunidades do mercado e fazer conexões. “Uma engenheira de alimentos pode aproveitar que a área de óleo e gás está em alta e focar em empresas que possam ter conexões com essa área ao buscar oportunidades”, ensina Celestino.

 

Outra questão que deve ser observada pelos profissionais é não ficar parado esperando a crise chegar. Pratique o networking em eventos e congressos e não deixe para atualizar seu currículo apenas quando a crise chegar. 

 

Uma importante dica é, ao se deparar com a perda do emprego, poupar. Para Correia, o ideal é que o profissional tenha uma poupança razoável que dure pelo menos um ano, caso fique sem trabalhar.

 

Por fim, é fundamental cuidar das relações. A perda do emprego pode acabar desestruturando outras partes da vida de um profissional e tornar qualquer probleminha gigante.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.