home notícias Carreira
Voltar Voltar
26/01/12
Saiba como agradecer ou elogiar no ambiente de trabalho
Especialistas destacam as regras de etiqueta para que os cumprimentos não sejam piegas
Da redação

Seja qual for a cultura organizacional da empresa, os profissionais devem tomar certos cuidados com agradecimentos ou elogios exagerados no ambiente de trabalho, sob o risco de serem rotulados como pessoas falsas. O alerta é feito por de Romaly de Carvalho, professora de Etiqueta Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Profissionais que dão presentes sem motivo ou supervalorizam as atividades dos chefes o tempo todo tendem a misturar as questões pessoais e profissionais”, analisa. “E acabam exagerando no marketing pessoal”. As informações são do Portal Exame.

 

Para Romaly, os cumprimentos a respeito de uma tarefa bem realizada ou pela conquista de um projeto devem ser dados. A especialista sugere que o envio de um cartão ou e-mail com um “muito obrigado” por escrito é uma maneira simples e eficaz de agradecer um cliente, colega de trabalho ou chefe. “O mais importante é dar o tom do agradecimento correto, enfatizando os feitos e não se estender demais, para que o efeito não seja negativo”, sugere.

 

Não é preciso ter uma data ou ocasião especial para demonstrar gratidão, mas ocasiões como quando o colega é promovido podem ser um gancho para agradecer e parabenizar. De acordo com Rosely, mesmo que o profissional não seja muito próximo, esta é uma ótima oportunidade para estreitar contatos. Se a intenção é presentear, a especialista aconselha que os profissionais evitem valores elevados.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.