home notícias Carreira
Voltar Voltar
27/03/12
Saiba como desenvolver habilidades empreendedoras
Especialistas dão dicas para profissional enfrentar os medos, desafios e desenvolver seu negócio
Da redação

Ser um bom empreendedor não é um dom que cai do céu. Se você tem o desejo de se aventurar em um negócio, mas acha que não leva jeito, fique atento às dicas dos especialistas: as características de um bom empresário podem ser adquiridas. As informações são do Portal Exame.

 

O sujeito que não está fadado a ser um empreendedor pode se capacitar para isso”, destaca Edison Kalaf, professor de empreendedorismo e novos negócios da Business School. Algumas características pessoais também ajudam.

 

A autoconfiança é uma dessas virtudes consideradas provocadoras de atitudes empreendedoras. “São pessoas que focam em virtudes e não em defeitos. Com esse atributo, conseguem seguir mesmo com incertezas e dificuldades, que fazem parte de todo negócio”, diz Kalaf.

 

A primeira atitude fundamental para quem desejar entrar no mundo dos negócios é conviver bem com riscos. O professor Kalaf afirma que algumas pessoas não convivem bem com incertezas e diferenças de opinião. “Para o empreendedor, isso compõe a diferença de visões para alcançar um resultado superior", diz.

 

O professor diz também que pessoas autoconfiantes lidam melhor com riscos do que quem não confia na própria capacidade, mas ressalta que estes últimos podem mudar isso.

 

Outra dica muito importante é estar sempre atentos às oportunidades encontradas nos problemas. O consultor Marcelo Cherto diz que, para empreender, é importante olhar além e ver o que se pode aproveitar das situações. “Empreendedor que é empreendedor pensa o seguinte: se eu tenho problema, outras pessoas também o têm. Será que não tem um negócio aqui?”. É preciso estar atento para farejar oportunidades, destaca Cherto.

 

Os dois consultores concordam num ponto em especial: é preciso ter objetivos claros. O profissional deve saber o que quer e onde deseja chegar. "Há muitos empreendedores desfocados, mas quando escolhem um caminho vão até o fim. Não se pode deixar confundir”, destaca Cherto.

 

Um aspecto muito importante para quem deseja empreender é gostar de trabalhar. Enquanto a maioria das pessoas comemora a chegada do final de semana, o empreendedor sente prazer em trabalhar.  “Ele criou condições para fazer o que gosta, o que faz muita diferença na hora de obter resultados", diz Kalaf.

 

Uma característica indispensável é saber ser convincente e reunir elementos para vender projetos adequadamente. “Seja uma ideia diferente de tocar um projeto ou de mudar a forma das pessoas trabalharem, eles sempre encontram elementos para persuadir", conta Cherto. “Tem que fazer o que gosta e mostrar para os outros a vontade de que aquilo dê certo”, completa.

 

A última e valiosa dica é não desistir. Em um bom empreendedor, a força de vontade deve continuar mesmo com dificuldades. “Muitas vezes é preciso levantar. Nem tudo dá certo o tempo todo. Diria até que há fases em que se erra mais do que se acerta”, explica Cherto. Os erros devem ser encarados como aprendizado. “Os deslizes são coisas a serem superadas e representam uma oportunidade de aprender do jeito certo”. diz.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.