home notícias Carreira
Voltar Voltar
04/07/16
São Paulo: hospitais Einstein e Sírio Libanês investem em cursos de graduação
Albert Einstein: curso foi pensado após visitas a universidades americanas e europeias, de onde saíram ideias de métodos de ensino, currículo e avaliação
Do Valor Econômico

O Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Sírio-­Libanês, dois dos maiores de São Paulo, adotaram novas estratégias com o objetivo de contribuir com a formação de médicos através de cursos de graduação. Até então, os dois hospitais apenas investiram em centros de ensino e pesquisa com foco na pós-­graduação. As informações são do Valor Econômico.

No início do ano, o Einstein inaugurou o curso de graduação em medicina, desenvolvido ao longo dos últimos três anos, após uma discussão antiga da área de ensino e pesquisa do hospital, que já conta com graduação em enfermagem e programas de pós-graduação stricto e lato sensu, além de especializações. O vestibular para a seleção da primeira turma contou com cerca de 11 mil candidatos para 50 vagas.

De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina do Einstein, Alexandre Holthausen, o curso foi pensado após visitas a universidades americanas e europeias, de onde saíram as ideias de métodos de ensino, currículo e processos de avaliação. Ainda segundo Holthausen, a graduação de seis anos inclui disciplinas de gestão e liderança, como "um mini MBA".

Ja o Sírio­Libanês sempre investiu em cursos de pós­graduação. Inicialmente com programas de especialização e, desde 2012, com cursos stricto sensu de mestrado acadêmico e profissional, além do doutorado. Conforme o diretor de ensino e pesquisa do Sírio­Libanês, Luiz Fernando Lima Reis, o hospital sempre acreditou que, para melhor o aproveitamento da infraestrutura e da tecnologia, é preciso um impacto maior na pós-graduação.

O Sírio-­Libanês também promove, em parceria com o Ministério da Saúde, programas de desenvolvimento e apoio a profissionais do SUS. Entre 2015 e 2017, a parceria deverá contabilizar cerca de 17 mil participantes. Em 2013 o hospital passou a oferecer cursos de graduação através de parcerias com faculdades de medicina públicas e privadas. 

O hospital também atua com aulas a distância e na disseminação de um teste desenvolvido em parceria com a instituição americana de certificação National Board of Medical Examiners. A avaliação é realizada anualmente.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.