home notícias Carreira
Voltar Voltar
08/02/12
Confira as regras básicas de etiqueta para o trabalho
Saiba como evitar ser indelicado ou mal educado com os colegas
Da Redação

As recentes mudanças no mercado de trabalho, com os mais jovens - a famosa “geração Y” - alcançando o topo das companhias, provocaram modificações no ambiente de trabalho, mas algumas regras de etiqueta ainda se mantêm como indispensáveis para a relação com os colegas de trabalho. As informações são do portal Exame.

 

Entre uma das principais regras está a pontualidade. Segundo a headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Adiadne Tomczak, as pessoas acham que por trabalharem demais, ou por estarem sobrecarregadas, podem se atrasar. Apesar das inúmeras justificativas para chegar atrasado, uma coisa é certa: "isso será sempre uma falta de respeito perante a outra pessoa", diz a especialista.

 

Com os avanços tecnológicos, a distância virou o menor dos problemas no ambiente corporativo. No entanto, alertam especialistas, quando as pessoas estiverem reunidas é importante ficar atento e evitar ficar com olhos colados no celular. Se for necessário, peça licença e saia da sala, mas jamais atenda ao telefone em reuniões. A dica vale também para quem costuma ficar de conversa paralela, risadas ou trocas de bilhetes nestes momentos.

 

Outra dica dos especialistas é não fazer brincadeiras preconceituosas. O respeito deve ser a palavra de ordem dentro da empresa e todas as brincadeiras ou piadas preconceituosas devem ser abandonadas. Também é importante nunca discutir ou dar broncas em alguém na frente de terceiros. “É desagradável chamar a atenção na frente de outras pessoas. Ninguém é obrigado a ouvir os gritos e berros de insatisfação do outro”, diz Renata Mello, consultora de imagem corporativa. Pressionar os colegas de trabalho ou subordinados também não é legal. É preciso estabelecer e respeitar os prazos. “Não fique ligando de hora em hora”, diz.

 

Por fim, é preciso ter educação e evitar qualquer tipo de interrupção. Não interrompa conversas, nem reuniões. Saiba ser sutil ao entrar numa sala onde pessoas estão reunidas: entre devagar e peça licença. Quando estiver em uma conversa, não corte as conversas ou frases de terceiros, pois é indelicado.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.