home notícias Carreira
Voltar Voltar
06/03/12
Veja quais estratégias podem evitar distração no trabalho
Esquecer redes sociais e organizar o tempo estão entre as recomendações de especialistas para um tempo mais produtivo no ambiente de trabalho
Da redação

Organizar as tarefas, colocar em ordem a lista de missões profissionais diárias e não ter problemas com o tempo são desafios dos profissionais que tendem a se distrair com facilidade. Especialistas dão dicas para banir a distração do ambiente de trabalho. As informações são do Portal Exame.

 

“Einstein dizia que ‘a falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de método”, afirma a especialista em administração do tempo Andrea Piscitelli. "Ninguém é vítima do tempo", completou a especialista.

 

A primeira dica é decretar a morte (temporária) das redes sociais. Para Andrea, ficar horas olhando o feed de notícias do Facebook resulta em trabalho acumulado e horas para além do horário de expediente. O ideal é abolir de vez as redes sociais do trabalho ou determinar horários específicos para checá-las.

 

Outra característica bastante comum é confundir bom relacionamento com a postura de um relações públicas. Segundo Andrea, muitos profissionais dão mais ênfase para as amizades que constroem no ambiente de trabalho do que às suas funções dentro da corporação. Ser amigável é essencial, mas durante o expediente o foco é o trabalho.

 

Diga não. O nosso sucesso na administração do tempo depende da sua habilidade de fazer negociações e dizer não. A melhor forma de fazer isso para a especialista é sendo claro e objetivo.

 

Outra recomendação bastante útil diz respeito ao uso do e-mail e do telefone. Você não precisa responder todas as mensagens de e-mail imediatamente. Selecione as que são realmente urgentes. Em relação ao telefone, se a tarefa exige absoluta concentração, deixe uma mensagem personalizada na sua caixa postal. Segundo Andrea, esse é um jeito profissional de lidar com a questão.

 

Por fim, duas dicas fundamentais: seja organizado e encare as pausas com seriedade. Quanto mais limpa e organizada estiver a sua mesa, mais você economizará tempo produtivo. Mantenha tudo, desde anotações até arquivos de computador segundo uma lógica, diz Andrea. Segundo especialistas, conseguimos ficar, em média, até 90 minutos concentrados em uma atividade. O ideal é que façamos pausas de 5 minutos a cada 20 minutos para que a energia não caia ao longo do dia.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.