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02/01/12
“A acreditação é um caminho sem volta para os planos de saúde”
Coordenador de Acreditação para planos de saúde do CBA, José Valverde, explica a importância do selo para as empresas
Da redação

Quando assumiu a coordenadoria de Acreditação para Planos de Saúde do Consórcio Brasileiro de Acreditação – CBA, o médico José Valverde tinha dois desafios: criar no País um serviço pioneiro de acreditação para planos de saúde e convencer as operadoras da importância da certificação de qualidade internacional. O primeiro objetivo já foi alcançado. Em parceria com a Joint Comission International – JCI, a acreditação de seguradoras de saúde já está disponível no mercado e, até julho de 2011, deve certificar seu primeiro cliente. “A acreditação será uma garantia de que uma série de padrões para um bom funcionamento do serviço de saúde seja atendida”, explica. Ele aponta também uma mudança na relação entre planos de saúde acreditados e hospitais. “Será um convívio mais colaborativo e de obediência a princípios éticos e científicos”.

 

Diagnóstico - Qual a importância da Acreditação para os convênios?

As operadoras de planos de saúde são responsáveis pela qualidade dos serviços prestados aos seus beneficiários. A sociedade exige que os serviços próprios ou não de um convênio sejam confiáveis. A acreditação do CBA/JCI foi pensada para ser uma garantia de que uma série de padrões de bom funcionamento de um serviço de saúde seja atendida.

 

Diagnóstico - Quais os benefícios de ser um acreditado CBA/JCI?

A acreditação pelo CBA/JCI é um marco histórico para a qualidade do setor. É um processo voluntário que evidencia o compromisso da operadora com o bom andamento de seus serviços. Com esse novo produto, os usuários da assistência de saúde suplementar do Brasil passarão a ter critérios objetivos e confiáveis para identificar planos com qualidade.

 

Diagnóstico - A Acreditação é uma prática internacional comum?

Ainda não é tão frequente. O NCQA (National Committee for Quality Assurance), importante agência acreditadora de planos de saúde nos Estados Unidos, estima que 250 mil vidas foram salvas nos últimos anos por causa dos esforços dos planos de saúde em prestar um serviço melhor. Ainda assim, mais de 150 milhões de pessoas são atendidas por operadoras que não detêm certificação de qualidade.

 

Diagnóstico - Qual o custo deste serviço para os planos de saúde?

Isso somente pode ser medido após a avaliação da operadora para saber a abrangência dos ajustes em seus processos internos a fim de atender aos padrões determinados. Mas o custo inicial é recuperado, e a instituição tem uma redução nas suas despesas por causa do nível de excelência alcançado.

 

Diagnóstico - Quanto tempo leva e quais as exigências para se obter a Acreditação?

Depende do plano de saúde. Aqueles com processos melhores definidos e necessidades de ajustes menores devem necessitar, em média, entre 18 e 24 meses. É preciso

assumir um compromisso definitivo com a qualidade. A acreditação CBA/JCI é válida por três anos. Após este período, o plano é reavaliado para saber se está em conformidade com as regras locais.

Diagnóstico - O que muda na relação entre operadora CBA/JCI e hospital Acreditado?

A rede de serviços da operadora deve preencher um conjunto de requisitos determinados pelos padrões CBA/JCI. A relação entre a operadora e sua rede se torna mais colaborativa, transparente e de obediência a princípios éticos e técnico-científicos.

 

Diagnóstico - Existe vantagem estratégica de posicionamento de mercado para a seguradora?

A acreditação é um diferencial porque demonstra que o plano de saúde encarou o desafio e atendeu a padrões nacionais e internacionais de qualidade. Isto lhe confere grande vantagem num mercado tão concorrido que é o da saúde suplementar.

 

Diagnóstico - Como funcionam os controles para um convênio que atua no país inteiro?

A avaliação procura identificar, através de entrevistas com beneficiários e prestadores, se o plano de saúde segue critérios idênticos de seleção e de relacionamento com sua rede. Também é verificado como o convênio lida com as dificuldades provenientes de características regionais.



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