home notícias Gestão
Voltar Voltar
24/02/12
Abertas as inscrições para o PNQ 2012
Premiação, concedida anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), reconhece a excelência da gestão das empresas sediadas no Brasil
Da redação

Estão abertas as inscrições para a 21ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ 2012. A premiação, que reconhece a excelência da gestão das empresas sediadas no Brasil, é concedida anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Nos 20 anos de PNQ, a única organização do setor de saúde premiada foi a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, reconhecida em 2002.

 

Em 2011, três organizações do Nordeste foram reconhecidas no PNQ: COELCE (Companhia Energética do Ceará), Energisa Paraíba e Energisa Sergipe. Instituído em 1992, o PNQ reconhece anualmente os resultados obtidos pelas empresas que implantaram um programa permanente de melhoria em busca da excelência em gestão, a partir da utilização do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela FNQ.

 

A premiação é considerada um instrumento para promover a melhoria da gestão e o aumento da competitividade das organizações brasileiras. Para participar, as empresas precisam se submeter a um ciclo de avaliação, que começa a partir da inscrição no processo. Com o intuito de orientar as empresas, a FNQ lança a publicação Instruções para Candidatura ao PNQ 2012, com as informações necessárias às organizações interessadas.

 

Após o envio da documentação, os Relatórios da Gestão – que devem ser enviados pelas empresa - são analisados banca examinadora, composta por avaliadores voluntários. Em seguida, as candidatas passam para a etapa de visita técnica às instalações, em que os examinadores fazem a avaliação in loco e, posteriormente, selecionam as organizações que serão reconhecidas.

 

O PNQ adota três formas de reconhecimento. A organização que atender, de forma harmônica, a todos os critérios de Critérios da Excelência, podendo ser considerada referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados, será ‘premiada’. A empresa classificada como ‘finalista’ será aquela que atender, de forma balanceada, à maioria dos critérios da excelência, podendo ser considerada referencial de excelência em muitas práticas e resultados. Será considerada ‘destaque por critério’ a organização com destaque no atendimento a um determinado critério de excelência.

 

Inscrições: www.fnq.org.br



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.