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31/10/14
ABIMED lança “Acelerando a Inovação no Brasil”
Campanha pretende para acelerar a inovação em produtos médicos e aumentar exportações
da Redação

A ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) lançou ontem a campanha “Acelerando a Inovação no Brasil”. O objetivo é estimular o desenvolvimento da inovação em produtos médicos, facilitar o acesso da população às novas tecnologias e contribuir para ampliar a competitividade do Brasil no comércio internacional. 

A campanha vem consolidar uma mudança de foco nas prioridades do setor, até então mais voltado à redução do prazo de registro e comercialização de produtos para a saúde no país.

O projeto começou a ser elaborado no início do ano, como consequência dos gargalos à inovação enfrentados pela indústria do setor: demora para aprovação e chegada de novas tecnologias ao mercado; morosidade para introdução das inovações no SUS e cobertura pelas operadoras de saúde, dificultando o acesso de uma grande parcela da população; pouca interação entre indústria e universidades; entraves para a realização de pesquisa clínica e Custo Brasil. 

Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração da ABIMED afirmou que “o setor defende um ambiente de negócios que estimule o empreendedorismo e a interação entre universidade, empresas e investidores de capital de risco. Precisamos também de estratégias públicas que fortaleçam a inovação com acesso e aumentem as exportações e a competitividade do Brasil no cenário global”.

O estudo “Desafios para Aceleração da Inovação no Setor de Produtos para a Saúde no Brasil”, em parceria com a Fundação Dom Cabral, para mapear por meio de entrevistas com CEOs os principais entraves à inovação é uma das iniciativas da campanha.

Jersone Tasso Moreira Silva, pesquisador da Fundação Dom Cabral e um dos responsáveis pelo estudo, informou que a pesquisa está em fase final e os resultados deverão ser anunciados em dezembro e explicou que “o propósito do estudo é apontar cenários e caminhos e buscar soluções para facilitar e ampliar o acesso da população a produtos para a saúde com qualidade e tecnologia”.

As sugestões que surgirão do estudo serão encaminhadas pela ABIMED a autoridades de saúde e da área econômica, agências reguladoras e parlamentares.
  
De acordo com Carlos Goulart, presidente-executivo da ABIMED, a associação “também vai intensificar a aproximação com entidades e segmentos ligados à saúde e inovação para criar alianças e promover um amplo debate sobre o tema no país”. 

Iniciativas da Campanha Acelerando a Inovação no Brasil

•Parceria com a Fundação Dom Cabral para realização do estudo “Desafios para Aceleração da Inovação no Setor de Produtos para a Saúde no Brasil”, com conclusão prevista para dezembro
•Envio de dossiê à Presidente da Repúblicas eleita, autoridades, parlamentares e agências reguladoras com sugestões para melhorar o ambiente de inovação no país
•Aliança com outras entidades do setor para pleitear desoneração tributária (em andamento)
•Maior interlocução com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para acelerar o registro de novos produtos e autorização para pesquisas clínicas
•Workshops e debates com a CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) sobre impactos econômicos da inovação no sistema público de saúde
•Aproximação com ANS (Agência Nacional de Saúde) para debater a cobertura de tecnologias médicas pelas operadoras de saúde 
•Criação de uma rede de alianças com sociedades médicas e associações de pacientes para propostas conjuntas sobre acesso 
•Promoção de um Fórum Anual para Inovação. 



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