home notícias Gestão
Voltar Voltar
08/10/12
Adesão a programas preventivos reduz internações de idosos em 70%
Programas para a Promoção da Saúde e Prevenção de Ríscos e Doenças (Promoprev) incentivam operadoras a conceder descontos a usuários que passem a adotar hábitos saudáveis
Da Redação

Os programas para a Promoção da Saúde e Prevenção de Ríscos e Doenças (Promoprev) têm mostrado resultados positivos na redução do volume de internações e diminuição da exposição a fatores de risco à saúde. Na quinta-feira (04), Um ano após o lançamento do programa, a Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou o balanço que evidenciou a diminuição de 70% nas internações hospitalares de idosos e um aumento de 67% na parcela de pacientes que pararam de fumar.

As operadoras de planos de saúde são incentivadas através do programa Promoprev a conceder descontos nas mensalidades, e outros benefícios aos usuários que passem a adotar hábitos saudáveis. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a proposta é mudar a visão do que pode ser ofertado pelos planos de saúde aos beneficiários além de cuidados, tratamentos e terapias. "É fundamental oferecer programas que possam levar a práticas cada vez mais saudáveis. O usuário adquire um plano de saúde, não um plano de doença", justifica. 

Alguns programas são direcionados para o combate aos fatores de risco como o tabagismo, sedentarismo e obesidade. Outros visam a reeducação alimentar, diabete, hipertensão, saúde da mulher e orientação às gestantes. A ocorrência de doenças crônicaS e o envelhecimento populacional são também motivos que levaram o Ministério da Saúde a estimular o desenvolvimento dos programas oferecidos pelas operadoras de saúde voltadas para a promoção da qualidade de vida.

Segundo o monitoramento da ANS, a diminuição da taxa de internação por doenças crônicas foi de 19% na procura de atendimento em pronto-socorro. Nos casos de fratura em idosos com mais de 85 anos, a diminuição de 11,8%. 

O monitoramento realizado pela ANS mostrou alguns resultados de destaque nos programas, como redução de peso em 62% dos pacientes; diminuição de 11,8% dos casos de fratura em idosos com mais de 85 anos; diminuição da taxa de internação por doenças crônicas; redução de 19% na procura de atendimento em pronto-socorro; e aumento da utilização de exames preventivos e tratamento precoce do câncer.

Incentivo - O Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, já vinha adotando medidas de incentivo ao desenvolvimento de programas deste tipo com as operadoras. O incentivo à concessão de descontos e bônus foi a forma encontrada pela agência nacional para estimular a adesão dos beneficiários dos planos. E em 12 meses, o número de usuários inscritos aumentou seis vezes, passando de 198 mil para 1,2 milhão de usuários. O valor destinado pelas operadoras aos programas de incentivo à saúde, no entanto, não foi divulgado.

*As informações são do Estado de São Paulo.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.