home notícias Gestão
Voltar Voltar
22/11/11
Ahseb entra com representações contra Amil, Medial e Cassi
Entidade cobra da ANS cumprimento do padrão TISS
Danielle Villela*

A Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) ingressou com uma representação junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar cobrando fiscalização da operadora Amil/Medial no que diz respeito ao cumprimento do padrão TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar). “A norma vem sendo desrespeitada sem constrangimento”, denuncia Agnaldo Bahia, diretor jurídico da Ahseb. Antes da representação apresentada contra a Amil/Medial nesta terça-feira (22), a organização também solicitou fiscalização da Cassi (Caixa de Assistência aos Funcionários do Banco do Brasil).

 

Bahia revelou ao Portal Diagnósticoweb que a Ahseb planeja entrar com outras representações junto à ANS. “Entendo que é complicado fiscalizar todo mundo, mas falta à ANS capacidade e vontade de fazer cumprir suas normas”, ataca. Instituído em 2007, o padrão TISS tem o objetivo de padronizar a comunicação entre operadoras e prestadores. Antes de ser definido pela ANS, cada operadora exigia o envio de relatórios e solicitações de exames, honorários médicos e materiais e medicamentos em seus próprios formulários e com códigos próprios.

 

Segundo Bahia, a representação também alerta a ANS sobre algumas operadoras que já recebem os relatórios no padrão TISS, mas que estão solicitando o envio dos documentos em relatórios próprios. “É um verdadeiro desperdício de tempo dos profissionais e também de custos”, critica.

 

Para os representantes dos prestadores, a implantação do padrão TISS trouxe mais economia, melhor comunicação e otimização de pessoal para o setor hospitalar. “O descumprimento por parte das operadoras faz com que as instituições de saúde não tenham as informações completas sobre glosas e pagamentos, gerando retrabalho, atrasos e outros problemas que agravam ainda mais a crise na saúde”, avalia Luciano Braz, diretor de saúde suplementar da Ahseb. “Isso é retroceder. Se não for observado e corrigido pela agência reguladora neste momento, em breve termos novamente uma formulário para cada operadora, como no passado”, completa.

 

Procurada pela reportagem, a Amil afirmou que “respeita a norma do padrão TISS” e que “vem trabalhando para contemplar, de forma integral, os protocolos do TISS em operação em todo o País”. O comunicado oficial também destaca que "a Amil reafirma sua missão e seu compromisso em atender com excelência cada um de seus beneficiários, de acordo com as determinações da Lei e da ANS".

 

Através de nota, a ANS afirmou que “o processo segue os trâmites normais e em breve as empresas serão acionadas pela fiscalização”.  A Agência informou ainda que está realizando estudos sobre uma nova resolução normativa para aumentar o controle sobre o cumprimento das regras do TISS. Com previsão de ser instituída em 2012, a resolução obrigaria as operadoras a enviar uma cópia dos relatórios do TISS para a ANS. 

 

*Matéria atualizada em 25/11/2011.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.