Anahp apresenta propostas para Saúde aos pré-candidatos à Presidência
Publicação sobre a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro será entregue aos pré-candidatos e outros políticos em uma série de reuniões na sede da associação, em São Paulo
Dea Barbosa, do P&P Saúde Suplementar
A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) reuniu um conjunto de propostas para o setor e intituladas Livro Branco Brasil Saúde 2015: A sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro. A publicação será entregue aos pré-candidatos à presidência e outros políticos, em uma série de reuniões que realizará em sua sede, em São Paulo (SP).
Segundo a Anahp, trata-se de um conjunto detalhado de 12 propostas que, segundo o estudo feito pela entidade entre fevereiro de 2012 e de 2013 com especialistas e autoridades do setor, são fundamentais para o desenvolvimento da Saúde no Brasil. A principal proposta é investir massiva e eficientemente na saúde pública.
Composto por dois volumes, o Livro Branco é divido entre um primeiro caderno, com a apresentação descritiva das doze propostas, e um segundo mais conceitual. O primeiro livro foi entregue na semana passada aos pré-candidatos ao Planalto, Eduardo Campos, Alexandre Padilha e Aécio Neves. Para Francisco Balestrin, presidente do Conselho de Administração da Anahp, “este trabalho é uma iniciativa apartidária da entidade, motivada pelo desejo de repensar o sistema de saúde do País e contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento à população brasileira”.
Ainda segundo a entidade, foram considerados estudos sobre sistemas de saúde de todo o mundo, análises do atual mercado brasileiro, e reunião e entrevistas com mais de 50 empresários, especialistas, usuários e gestores do setor. Os temas tratados incluem acesso, qualidade e segurança do paciente, constituído por um modelo esquemático que tem como centro o cidadão/usuário, em torno de quem giram os 10 eixos interligados e divididos em micro, meso e macro-gestão.