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03/08/12
ANS divulga Índice de Reclamações de beneficiários de planos de saúde
Novo Índice é calculado com base no número de reclamações nos últimos seis meses
Da Redação

Para permitir que os consumidores comparem a atuação das operadoras de planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) volta a divulgar o Índice de Reclamações, após a revisão de sua metodologia de cálculo.

O cálculo considera a média de reclamações dos beneficiários de planos de saúde contra uma operadora com registro ativo na ANS nos seis meses anteriores ao mês de divulgação, e a média do número de beneficiários desta operadora no mesmo período.

Esta forma de cálculo, equivalente a uma média móvel mensal dos últimos seis meses, permite que as oscilações mensais sejam suavizadas. Desta forma, é possível observar a tendência e a sazonalidade, ou seja, o crescimento e as variações a médio e longo prazos.  

São computadas as reclamações procedentes que a agência recebeu dos consumidores por meio do Disque ANS (0800 701 9656), do formulário eletrônico no site www.ans.gov.br, através de carta ou presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS espalhados pelo país.

Para permitir a comparação, o Índice de Reclamações é dividido de acordo com o porte das operadoras: grande porte (superior a 100 mil beneficiários), médio porte (de 20 mil a 100 mil beneficiários) e pequeno porte (inferior a 20 mil beneficiários).

Embora seja uma média, o Índice é calculado mensalmente. Por exemplo: no caso do Índice divulgado em junho, são consideradas as reclamações recebidas pela ANS nos meses de janeiro a junho. 

Em razão dos ajustes nos números de beneficiários e de reclamações consideradas procedentes, o Índice de Reclamações é atualizado mensalmente e apresentado para os últimos 24 meses com possibilidade de revisão dos índices já divulgados. 

Confira aqui o Índice de Reclamações. 

Além do Índice de Reclamações, a ANS passa a disponibilizar uma consulta relativa ao total de reclamações de beneficiários no ANS Tabnet, um sistema desenvolvido pelo Datasus/MS que permite a tabulação de dados disponíveis nos sistemas de informações da ANS. Confira a consulta sobre reclamações no ANS TABNET.

Essa plataforma permite consultar o total de reclamações  por operadora, modalidade e porte das operadoras ou ainda por local de residência do beneficiário ou tipo de contratação do plano de saúde.

Confira a lista de 10 operadoras de grande porte com mais reclamações por beneficiário:

01. Green Line Sistema de Saúde S.A
02.  Sul America Companhia de Seguro Saúde  
03.  Itálica Saúde LTDA  
04.  Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico  
05.  Excelsior Med S/A  
06.  Prevent Senior Private Operadora de Saúde LTDA  
07.  Casa de Saúde São Bernardo S/A  
08.  Seisa Serviços Integrados de Saúde LTDA.  
09.  Centro Trasmontano de São Paulo  
10.  Golden Cross Assistencia Internacional de Saúde LTDA

Confira a lista de 10 Operadoras de médio porte com mais reclamações por beneficiário

01. Operadora Ideal Saude LTDA.  
02. Unimed Federação Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins
03. Saúde Médico S/A.  
04. Viva Planos de Saúde LTDA  
05. HBC Saúde S/C Ltda.  
06. Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas  
07. Real Saúde LTDA EPP  
08. Universal Saúde Assistencia Medica S.A.  
09. Unimed Teresópolis Cooperativa de Trabalho Médico  
10. Vida Saudável S/C LTDA

Confira a lista de 10 Operadoras de pequeno porte com mais reclamações por beneficiário

01. Green Life Saúde Assistência Médica e Odontológica LTDA.  
02. Unimed Brasília Cooperativa de Trabalho Médico  
03. Vivermais Assistência Médica LTDA.  
04. Plancor LTDA  
05. Recife Meridional Assistência Médica ltda.  
06. Prevent Senior Corporate Operadora de Saúde LTDA.  
07. Viver Sis – Sistema Integrado de Saúde LTDA.
08. W.S. – Administradora de Planos de Saude e Odontologico LTDA.  
09. Medline Assistencia Médica LTDA  
10. Iguamed Assistência Médica LTDA

As informações são da ANS.



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