home notícias Gestão
Voltar Voltar
22/03/12
ANS visita Unimed Fortaleza para apurar denúncias
Plano de saúde é acusado de realizar descredenciamentos de várias clínicas de imagem e laboratórios de análise em Fortaleza
Da redação

Após abrir processo administrativo contra a Unimed de Fortaleza, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará, nesta sexta-feira (23), uma visita técnica para apurar possíveis denúncias envolvendo a operadora. O plano de saúde é acusado de realizar descredenciamentos de várias clínicas de imagem e laboratórios de análise na capital cearense, entre elas os Laboratórios Clementino Fraga, a Sociedade Cearense de Radiologia, além da Trajano Almeida, Otoclínica e São Carlos. Para Marcilene Moreira, assessora jurídica do Núcleo Regional de Fiscalização da ANS, a atitude é uma forma de pressionar as clínicas a aceitarem a proposta de redução da tabela de pagamentos pelos exames. As informações são do Diário do Nordeste.

 

Segundo Marcilene, há indícios de desabastecimento para os clientes da cooperativa. "A Unimed está reduzindo sua rede de atendimento. Desde o dia 29 de fevereiro, várias clínicas receberam o aviso e já estão cumprindo o prazo de 30 dias para deixarem de atender os usuários do plano. Isso quer dizer que, a partir de 29 de março, elas deixarão de atender totalmente, e a maioria dos clientes ainda não está sabendo disso", alerta.

 

A denúncia das irregularidades surgiu das próprias clínicas que foram descredenciadas. Marcilene informou ainda que, embora a legislação só se pronuncie contra o descredenciamento de hospitais, não há dúvida que a redução no número de prestadores trará prejuízo aos clientes do plano. "A proposta enviada pela Unimed a cada uma delas é de reduzir o valor pago por procedimento, à medida em que aumentar o número de exames realizados no mês. O que a Unimed quer é desestimular as clínicas a atenderem seus clientes. E quem discorda acaba sendo descredenciado", afirma.

 

Para Marcilene, a visita técnica é uma das formas de coibir a ação, considerada abusiva. "Vamos nos instalar na Unimed para colher as provas necessárias. É um absurdo que o consumidor continue pagando o mesmo valor por um plano que oferecerá menos opções em sua rede credenciada", fala.

 

Por meio de nota enviada à imprensa pela assessoria, a Unimed Fortaleza confirmou a visita técnica da ANS, mas destacou que não passa de praxe. Sobre o descredenciamento de clínicas e laboratórios, a Unimed informou que, frequentemente, faz o redimensionamento da rede credenciada. "Baseado em critérios técnicos e específicos, como geo-referenciamento (análise de demanda, prestadores e localidade), as negociações comerciais são individualizadas, respeitando os valores, os prazos, e as condições contratuais estabelecidas em acordo", diz a nota. A Unimed afirma que seus clientes continuarão tendo à disposição a rede de atendimento e que não serão prejudicados.

 

A Associação Médica Brasileira (AMB), entidade que congrega Sociedades de Especialidades Médicas, o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) publicou na internet uma nota de repúdio ao descredenciamento de clínicas e laboratórios pela Unimed. "A AMB, o CBR e a SBPC/ML vêm a público repudiar com veemência a atitude da Unimed Fortaleza, que, de maneira coercitiva e arbitrária, está querendo reduzir os honorários dos profissionais radiologistas e patologistas clínicos, culminando com descredenciamento de clínicas e laboratório de reconhecida prestação de serviços de qualidade à população cearense", afirma a nota.

 

O texto divulgado pelas entidades acrescenta que, nos últimos anos, a Unimed não reajustou os honorários médicos dos profissionais em questão. "A afirmação da Unimed em seu comunicado justificando que essas ações de descredenciamento eram ajustes para atender a Resolução da ANS carecem de veracidade, pois a ANS estabelece prazos para o atendimento aos associados de planos de saúde", completa a nota.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.