Com a experiência de desenvolver projetos em países como Portugal, Bélgica, França e Espanha, a multinacional espanhola Antares Consulting inicia suas atividades no Brasil com a missão de formatar a segunda PPP do setor de saúde da Bahia. Eduardo Portella, sócio diretor da Antares Consulting, conversou com a equipe do Portal Diagnósticoweb sobre os detalhes e as expectativas com o projeto que deve modernizar todo o parque de imagem baiano.
Diagnósticoweb – Este será o primeiro projeto da Antares Consulting no Brasil. Quais são as expectativas?
Portella – Após o início de atividade em 2011, este é o primeiro projeto de grande envergadura da Antares no Brasil. As expectativas são as melhores possíveis, pois além do porte e da complexidade do projeto, essa nova PPP na Bahia será uma iniciativa emblemática, tanto para o Estado, como para a Saúde Pública de forma geral.
Diagnósticoweb – Quais fatores foram decisivos para que a Antares Consulting fosse escolhida para formatar a segunda PPP do setor da saúde na Bahia?
Portella – Todo o processo licitatório transcorreu no último mês de janeiro e nós concorremos com grandes empresas como PwC, Deloitte e Ernst&Young. O processo, no entanto, não considerou apenas o preço como critério de escolha, mas também componentes como experiências e equipe. Foi determinante para nós a capacidade na realização de projetos similares, como hospitais em PPP em países como Portugal e Espanha, além de possuirmos uma equipe técnica qualificada e experiente.
Diagnósticoweb – Como será a atuação da companhia no projeto?
Portella – Inicialmente, teremos uma atividade com a International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, para a apresentação de todos os integrantes do processo. Em seguida, daremos início à modelagem do processo de PPP para interligar os 43 hospitais estaduais da Bahia e modernizar todo o parque de imagem do estado, com a criação de uma central de laudos em Salvador. Outro componente será o fornecimento de Sistemas de Informação Hospitalar (HIS) para 15 hospitais. Faremos todo o dimensionamento do projeto, incluindo as atribuições do parceiro privado, os recursos necessários, bem como um levantamento das necessidades físicas e de recursos humanos de todas as unidades envolvidas no processo.
Diagnósticoweb – A Antares Consulting já possui outros projetos em vista no país?
Portella – Sim, estamos atuando com um portfólio de serviços equivalente ao praticado na Europa, com três linhas de negócios dedicados 100% ao setor de saúde: Políticas de Saúde e Hospitais; Bioindústrias e Farmácia; além de Serviços Sociais e Sociosanitários.
Diagnósticoweb – Qual avaliação o sr. faz da operação do Hospital do Subúrbio?
Portella – Muito positiva. Trata-se da única iniciativa efetiva no modelo de gestão pública em Saúde por PPP, e também pela boa aceitação da população.