home notícias Gestão
Voltar Voltar
31/03/14
Anvisa acompanhará serviços de saúde em grandes eventos
Organizadores de eventos terão de apresentar à agência o projeto com antecedência, para que eventuais correções sejam feitas. Nova regra foi aprovada na última quinta (27) e valerá para a Copa do Mundo
Da redação

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passará a acompanhar a estrutura de serviços de saúde em eventos de massa de interesse nacional. Agora, um projeto para que as eventuais correções sejam feitas deverão ser apresentados com antecedência pelos organizadores à agência. As informações são do Estado de S. Paulo.

A nova regra foi aprovada na última quinta-feira (27) e já valerá para a Copa do Mundo. Assim, a Fifa terá até o dia 2 de maio para apresentar o plano à Anvisa. O prazo o concedido é menor em relação aos eventos de interesse nacional, de 120 dias. A Anvisa acredita que o prazo será cumprido. Segundo o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, no caso da Copa, a fiscalização vem sendo feita já há bastante tempo. "Faltam apenas alguns detalhes finais", disse.

A resolução traz os pontos principais para que a agência possa fazer a fiscalização de forma preventiva. Não haverá um modelo único, afirma Barbano. A estrutura de cada evento será analisada caso a caso e são levados em conta tanto a natureza do evento, a sua duração, o tamanho e perfil do público esperado.

Entre alguns parâmetros que serão avaliados estão a estrutura para remoção de atendimento de integrantes de público, estratégias para casos de acidentes de maior tamanho, oferta de ambulâncias, trajeto e estrutura de retaguarda disponível para atendimento em serviços de urgência e emergência, dentre outros.

A fiscalização começará a partir da entrega dos documentos e vai até horas antes do evento, quando uma equipe ligada à vigilância local irá verificar se todos os detalhes foram atendidos. Em casos extremos de descumprimento das regras, a Anvisa poderá suspender eventos. "Mas, obviamente essa não é a intenção. Queremos trabalhar de forma preventiva", disse o prersidente da agência.

As regras da Anvisa valem para eventos considerados de interesse nacional. Estados e municípios poderão, se desejarem, adotar um modelo semelhante. A fiscalização ficará por conta das vigilâncias sanitárias locais. Em abril, a Anvisa deverá publicar as regras sanitárias para os serviços de alimentação e as prestadores também terão de seguir os parâmetros.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.