home notícias Gestão
Voltar Voltar
06/03/15
Após 1 ano do Mais Médicos, metade das cidades perde profissionais
Os dados foram apresentados pelo Tribunal de Contas da União
Da Redação

Completados o primeiro ano do programa Mais Médicos, quase metade das cidades apresentava menos profissionais na rede pública do que no dia que os bolsistas chegaram. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo, sob dados oferecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão de controle também aponta que pelo menos um em cada três médicos trabalhavam sem a supervisão prevista nas regras fixads pelo Ministério da Saúde.

O TCU determinou que haja uma apuração sobre o caso e assegura que a pasta da Saúde não faz o monitoramento adequado "para assegurar que os municípios não substituam médicos que já compunham equipes de atenção básica pelos participantes do projeto nem que haja redução no número de equipes", diz a Folha.

Procurada pela equipe de reportagem do jornal paulista, o Ministério da Saúde informou que os municípios foram notificados e apresentaram justificativas para o fato. No ano inicial do projeto, 2013, 1.174 cidades receberam profissionais do Mais Médicos, que para isso trouxe cerca de 11 mil estrangeiros para o País. Em agosto daquele ano, a Folha também mostrou que prefeitos de 11 cidades pretendiam demitir profissionais da saúde após a chegada do programa Mais Médicos. Alexandre Padilha, então ministro da pasta, disse que as cidades que fizesse isso poderiam ser desligadas do programa.

Contudo, a auditoria feita pelo TCU aponta que a prática se confirmou, já que a taxa de médicos vinculados à rede pública sofreu redução em 161 cidades entre agosto de 2013 e abril de 2014.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.