home notícias Gestão
Voltar Voltar
28/08/12
Após greve, Hospital das Clínicas (PE) volta a funcionar normalmente
Para atender a demanda de remarcações, foi criado cronograma de reagendamento
Por Roberta Meireles, do Recife

Recife – O Hospital das Clínicas (HC) retomou nesta segunda-feira (27) as atividades, após 75 dias de paralisação devido à greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Estamos retomando nossas atividades progressivamente”, afirmou a diretora técnica da unidade, Iaracy Melo. “Os ambulatórios e blocos cirúrgicos já estão funcionando, e até o dia 31 as internações devem ser totalmente normalizadas”, detalhou. O HC conta com 1.650 funcionários técnico-administrativos.

As marcações de primeira consulta e a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde continuam suspensas temporariamente, mas as remarcações já tiveram início. “Durante o período da manhã, remarcamos mil consultas, e nos preparamos para remarcar 2,5 mil hoje”, informou Melo. Os reagendamentos de consultas serão realizados todos os dias, das 7h às 17h, de acordo com o cronograma (confira abaixo).

Reestruturação – A diretora técnica do HC contou que desde o início do ano a da unidade de saúde vem sendo reestruturada, com intervenções físicas e aquisição de equipamentos. “Até o final do mês, nossas 388 camas hospitalares serão trocadas. Dos novos leitos, seis são para obesos”, disse. O investimento para essa melhoria foi de aproximadamente R$ 350 mil. 

Paralisação – Durante o período da greve – de 11 de junho a 24 de agosto –, funcionaram apenas os serviços essenciais. Nesse intervalo, deixaram de ser realizados no Hospital cerca de 40 mil consultas ambulatoriais, 115 mil exames e 1.450 cirurgias. O ambulatório registra em torno de 20 mil atendimentos mensais.

Os servidores acataram a proposta do Governo Federal de 15,8%, pagos em três parcelas, sendo a última para 2015, além do reajuste de 0,2% do step, uma espécie de degrau entre um nível e outro da carreira. 

O valor pedido inicialmente foi de 22,8%. Na pauta, também estavam a não contratação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para gerenciar o Hospital das Clínicas (HC); a luta pelas eleições diretas para as direções; e a implementação da carga horária de 30 horas. 

Esses itens ainda estão sendo negociados pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe), já que os docentes permanecem em greve.

Confira a programação de atendimento para remarcação por especialidades:
- Ginecologia e obstetrícia (27 e 28 de agosto)
- Otorrinolaringologia, ortopedia, urologia e oftalmologia (de 29 a 31 de agosto)
- Reumatologia, endocrinologia e nefrologia (3 e 4 de setembro)
- Cirurgia geral, neurologia e cardiologia (5 e 6 de setembro)
- Dermatologia, fisioterapia e cirurgia Vascular (10 e 11 de setembro)
- Nutrição, clínica médica, pneumologia e terapêutica (De 12 a 14 de setembro)
- Cirurgia plástica, oncologia, pediatria, neonatologia e gastroenterologia (17 e 18 de setembro)
- Hematologia, radiologia, psiquiatria, psicologia e doenças infecto-parasitárias (19 e 20 de setembro)



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.