home notícias Gestão
Voltar Voltar
12/11/13
As 10 profissões que podem atrair psicopatas
Segundo a publicação inglesa The Week, profissões como CEOs, jornalistas e cirurgiões apodem atrair personalidades frias e sem empatia. Todavia, o termo psicopata não designa um comportamento necessariamente criminoso
Da redação

A revista britânica The Week divulgou duas listas, uma com as profissões que podem atrair psicopatas, e outra com as que possuem um índice menor de possibilidade. Inicialmente, é importante lembrar que a classificação de psicopata não significa que determinada pessoa seja um assassino em potencial.

A psicopatia é um transtorno de personalidade que se caracteriza por emoções superficiais, como falta de empatia, incapacidade de sentir medo, frieza, superficialidade, personalidade manipuladora, irresponsabilidade, impulsividade, comportamentos anti-sociais e, possivelmente, a criminalidade.

A lista se baseou na publicação "The Wisdom of Psychopaths: What Saints, Spies, and Serial Killers Can Teach Us About Success" (A sabedoria dos psicopatas: o que santos, espiões e assassinos em série podem nos ensinar sobre o sucesso, em tradução livre), de autoria de Kevin Dutton, psicólogo da Universidade de Cambridge.

Na obra, lançada em setembro de 2012, o autor revela a existência de uma "escala de loucura" inerente a todos os seres humanos. Incorporando os mais recentes estudos em relação à neurociência, Dutton demonstra que profissionais brilhantes e, ao mesmo tempo, sem empatia são comuns e possuem, inclusive, semelhanças de comportamento com alguns criminosos clássicos classificados como psicopatas. 

“Dependendo de variáveis como inteligência e violência, a psicopatia pode fazer uma pessoa ser bem-sucedida em vez de criminosa”, diz. Segundo ele, características comuns ao comportamento psicopata, como charme, frieza e falta de empatia, são importantes no mercado de trabalho. 

PROFISSÕES QUE PODERIAM ATRAIR PSICOPATAS
Segundo a publicação, a maioria das funções abaixo requer comportamento enérgico, capacidade de tomar decisões objetivas e, em muitos momentos, ausência de sentimentos. Psicopatas seriam atraídos para esses papéis:

CEO
Advogado
Profissional de Mídia (TV/Rádio)
Vendedor
Cirurgião 
Jornalista
Policial
Líder Religioso
Chef
10º Funcionário Público

PROFISSÕES QUE PODERIAM ATRAIR MENOS PSICOPATAS
Já as profissões que exigem algum tipo de conexão humana, como lidar com os sentimentos, não atrai o perfil de comportamentos classificados como psicopatas devido à sua natureza humanizada. São elas: 

Cuidador
Enfermeiro
Terapeuta
Artesão
Estilista
Voluntário
Professor
Artista
Médico
10º Contador



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.