Itapetinga (BA) inaugura 14ª Unidade de Pronto-Atendimento do Estado
Com capacidade de até 200 atendimentos de emergência por dia, UPA passa a ser referência regional para encaminhamento do SAMU
Da Redação
O município de Itapetinga, na região Sudoeste da Bahia, ganhou nesta quarta-feira (26) a 14ª Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do estado. Com equipe formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, a unidade tem capacidade para realizar até 200 atendimentos de emergência adulta e pediátrica por dia, e passa a ser referência regional para encaminhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner e da subsecretária estadual da Saúde, Suzana Ribeiro.
De acordo com Zoraide Cruz, a UPA vai aliviar as emergências dos hospitais municipais. "Com o início do funcionamento da UPA, sabemos que o potencial de atendimento dos hospitais Cristo Redentor, Raimundo Perazzo e Santa Maria vai aumentar muito, já que eles recebem apenas casos que necessitam de um internamento maior. É um avanço considerável do serviço de saúde da cidade e da região".
Já a subsecretária estadual Suzana Ribeiro destacou a importância regional da UPA, que além de Itapetinga, beneficia moradores de todas as cidades da região. "O planejamento do local das UPAs leva em conta a capacidade de beneficiar o maior número de cidades, de forma que todo o estado possa ser atendido. Já temos 14, na próxima semana serão mais duas, chegando a 16, e até final de 2014, a Bahia terá 50 unidades como essa".
*Com informações da Secretaria de Comunicação da Bahia